Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Bairro nobre de SP ganha 'lixeiras' que funcionam com energia solar

23.04.2014
09:52
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Ruas dos Jardins, bairro nobre de São Paulo, ganharam papeleiras sustentáveis que funcionam com energia solar. As papeleiras são lixeiras exclusivas para o descarte de papel. As big bellys, como são chamadas, são dotadas de sensor que avisa via SMS quando está vazia, com 80% de sua capacidade ocupada ou quando está totalmente cheia.

Cada uma têm um custo médio de R$ 8 mil, segundo Inova Gestão de Serviços Urbanos, a fabricante do equipamento. Segundo a empresa, a papeleira precisa de apenas oito horas de sol para operar um mês inteiro.

 Além disso, pode armazenar até 600 litros de resíduos sem necessidade de manutenção, já que conta com um compactador automático, alimentado por um painel solar instalado no seu topo.

Por enquanto, trata-se de um projeto piloto do fabricante com a Associação de Lojistas dos Jardins, mas há a intenção de levá-lo para outras regiões da cidade, dependendo dos resultados dos estudos que estão sendo realizados, como a adesão e o cuidado da população com o equipamento.

Entre outras vantagens, a papeleira evita esgotamento rápido da capacidade de armazenamento, impacto na operação da equipe que faz a manutenção, a eliminação dos problemas com papeleiras onde a demanda de resíduo é maior, a eliminação de sacos de lixo de papeleiras nas ruas e o aumento da capacidade equivalente a 12 papeleiras convencionais.

As big bellys foram instaladas nos seguintes endereços: Alameda Lorena com a Rua da Consolação, Rua Peixoto Gomide com a Rua Oscar Freire, Rua Bela Cintra com a Rua Oscar Freire, Rua Bela Cintra com a Alameda Tietê, e Rua Melo Alves com a Rua Oscar Freire.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO