Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Cadeiras de rodas ocupam vagas de veículos em Jaú: 'Só um minuto'

12.10.2014
10:29
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Manifestantes estacionaram cadeiras nas ruas de Jaú
Um protesto criativo foi realizado por 15 cadeirantes na manhã deste sábado (11), no centro de Jaú (SP). As ruas mais movimentadas do centro da cidade, no cruzamento da Rua Major Prado com a Campo Salles, foram ocupadas por cadeiras de rodas.

Por cerca de uma hora, elas permaneceram ‘estacionadas’ nas vagas destinadas aos veículos de motoristas comuns. Para justificar  o uso das vagas comuns, os cadeirantes deixaram bilhetinhos com os dizeres “Só um minuto”; “Volto rapidinho”; “Estava apressado e por isso parei aqui”, que são as justificativas usadas pelos motoristas que usam as vagas destinadas às pessoas com deficiência.

“A pessoa tem que ter o respeito pelo próximo, isso vem de berço. Tem a vaga, mas não é sua, nem por um minuto. É simples”, ressalta Dagoberto do Nascimento, que possui um carro adaptado para deficientes.

O protesto faz parte de uma campanha para conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar o direito das pessoas com alguma deficiência. A iniciativa é do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Jaú.

"A intenção é fazer o motorista refletir no momento de estacionar, porque nós motoristas podemos estacionar em qualquer lugar, mas o cadeirante não, ele tem a vaga específica para ele, pensada nas dificuldades dele e quando ele chega e tem alguém ocupando essa vaga indevidamente é um desrespeito ao direito dele de ir e vir, à sua cidadania. Foi pensando nisso que resolvemos fazer essa manifestação, com objetivo de fazer com que as pessoas reflitam sobre suas atitudes", completa a presidente do conselho, Flávia Sanchez.

Dentro da lei
Para ter direito a estacionar em vagas especiais é preciso procurar o setor de trânsito da prefeitura da cidade, onde o veículo e o motorista serão cadastrados e receberão um cartão de identificação e um selo específico para ser colado no veículo.

A punição para quem estaciona em vagas exclusivas para pessoas portadoras de deficiência física sem ser autorizado é a perda de três pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 53, além de ter o veículo guinchado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO