Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Candidato do PSDB defende extinção de 50% de cargos políticos em SC

21.08.2014
15:15
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Paulo Bauer
A infância e adolescência de Paulo Bauer foram permeadas pelo contato diário com a política através da atuação do pai, Victor Bauer, que foi vereador e prefeito de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. Aos 57 anos, 30 após ser eleito para o primeiro cargo, ele próprio acumula mandatos de deputado federal, deputado estadual, vice-governador e senador.  Candidato a governador de Santa Catarina pelo PSDB em 2014, Bauer é formado em administração de empresas e ciência contábeis e entre suas principais propostas estão mudanças na gestão pública, como a diminuição de cargos políticos, que pretende reduzir em 50%.

Casado pela segunda vez e pai de cinco filhos, três do primeiro casamento e dois do segundo, ele afirma que a família apoia e participa de sua vida política. “Todos gostam do que eu faço. Todos se orgulham muito, inclusive minha mulher gosta muito de política e me acompanha. Meu pai faleceu no ano passado, era meu grande conselheiro, mesmo já não exercendo mandatos”, disse.

Ele nasceu em Blumenau, no Vale do Itajaí, mas cresceu em Jaraguá do Sul, onde conta que começou a trabalhar aos 14 anos na empresa do pai, uma fábrica de chapeús e bolsas de praia. “Fiz de tudo. Trabalho em máquinas de costura, auxiliar de vendas, auxiliar de escritório, gerente de recursos humanos. Depois, na mesma época, ainda cursei técnico em contabilidade à noite”, lembra.

Se mudou para Joinville pouco antes de completar 18 anos, quando passou no primeiro vestibular, para ciências contábeis. Estudava à noite e durante o dia trabalhava em uma empresa da cidade. “O primeiro emprego foi em uma empresa que já não existe mais, como auxiliar de tesouraria e como auxiliar de vendas de pneus. Dentro da mesma empresa, fui auxiliar de vendas de títulos de capital e nesta empresa fui também contador e finalmente gerente”, conta ele.

Já na universidade, o engajamento político foi através do Diretório Central dos Estudantes (DCE), para o qual foi eleito presidente. “Terminei a primeira faculdade e comecei a segunda, de administração. E na universidade fui eleito por mais um mandato no DCE”, disse Bauer, que também chegou a atuar como professor universitário de matemática financeira e assumiu a presidência do movimento jovem do então partido Arena, em Joinville.

“Daí para frente, um ano depois dessa presidência, Jorge Bornhausen me conhecia do movimento estudantil e me convidou para ser vice-presidente estatal da Eletrificação Rural de Santa Catarina, conhecida como Erusc.

 Na metade do governo, passei a ser presidente desta empresa e no governo de Esperidião Amin, até 1986”, disse ele, que no mesmo ano foi eleito deputado estadual, com 27 anos. Os mandatos seguintes foram como deputado federal e de 1999 a 2002 como vice-governador.

Após o mandato de vice-governador, foi eleito novamente ao cargo de deputado federal e na eleição de 2010, foi um dos senadores eleitos por Santa Catarina. No período, também exerceu o cargo de secretário de Estado da Educação. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO