Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Candidatos ao governo do ES se enfrentam em primeiro debate

28.07.2014
14:54
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Quatro dos cinco candidatos ao governo do Espírito Santo se encontraram, na manhã desta segunda-feira (28), para o primeiro debate entre os concorrentes ao cargo nas próximas eleições. O evento aconteceu na sede da Rede Gazeta, em Vitória, e contou com a participação de Camila Valadão (PSOL), Paulo Hartung (PMDB), Renato Casagrande (PSB) e Roberto Carlos (PT). Polarizado entre o atual governador Casagrande e o ex-chefe do Palácio Anchieta, Paulo Hartung, o debate se desenhou em acusações e comparações entre os dois governos.

No primeiro e no terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. O segundo também teve questões entre os concorrentes, mas com tema delimitado pela organização, sobre temas de interesse do estado, como educação, saúde, segurança pública e mobilidade urbana. As considerações finais também foram feitas no terceiro e último bloco.

Por sorteio, Casagrande deu início às perguntas e escolheu o peemedebista para responder sobre educação. Sem troca de olhares, Hartung falou sobre a necessidade de valorização do professor e atacou o atual governo, que replicou com acusações comparativas. “Estamos na chamada 'sociedade do conhecimento' e precisamos valorizar os professores, coisa que o atual governo deixou de lado”, atacou o candidato to PMDB.

Camila Valadão questionou Casagrande sobre a participação popular e apontou para a falta de diálogo entre o governo, nos últimos 12 anos, e a população. “Todos nós sabemos que a marca do seu mandato e a do ex-governador Hartung é a intransigência e ausência de diálogo com o povo”, acusou a representante do PSOL.

Na vez de Roberto Carlos, o petista questionou Hartung sobre a possibilidade de uma universidade estadual no Espírito Santo. “Eu apoio a sua ideia, acho muito válida, mas não é uma prioridade do meu governo. Primeiro, precisamos melhorar o salário dos professores e, então, caso sobre dinheiro, vamos pensar em investir em outros setores da educação”, destacou o ex-governador.

Acusado por Hartung de fazer obras com tempo de duração além do necessário, Casagrande respondeu que precisou reparar erros deixados pelo governo anterior. “Consertar é muito mais difícil do que começar errado.

 Então, tivemos um trabalho muito grande nas obras iniciadas anteriormente”, disse o atual governador. Afiado, o peemedemista questionou a crítica e destacou que o candidato do PSB participou de sua gestão. "Ver o governador falar essas coisas me faz lembrar Caetano Veloso e dizer que é 'o avesso do avesso do avesso'", falou Hartung.

Com constantes trocas de 'farpas' e 'alfinetadas' entre os candidatos do PSB e PMDB, o debate deixou os demais concorrentes como coadjuvantes, já que não foram escolhidos para responder sequer uma pergunta elaborada ao longo da manhã.

Ao fim do debate, Camila Valadão falou ao G1 que conseguiu posicionar seu partido, mas ressaltou a predominância dos dois candidatos. "Evidentemente, vimos aí uma polarização entre Hartung e Casagrande.

 Polarização essa que não tem como interesse a defesa dos direitos da população capixaba e, sim, de seus interesses privados. Os dois compõem o mesmo bloco que governa o Espírito Santo há 12 anos”, criticou a candidata do PSOL.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO