Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Cantareira cai nos 10 dias de uso da 2ª reserva técnica e vai a 9,3%

25.11.2014
11:08
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ponte sobre a represa de Atibainha, parte do Sistema Cantareira, com margens bastante expostas devido à seca
O nível dos reservatórios voltou a baixar e chegou a 9,3% nesta terça-feira (25) no Sistema Cantareira, no 10º dia de uso da segunda cota do volume morto. Desde que essa água começou a ser bombeada, o índice caiu todos os dias no maior sistema da Grande São Paulo, que abastece 6,5 milhões de pessoas.

Segundo informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a água da segunda reserva técnica começou a ser usada no dia 15 de novembro. Na data, o volume útil e a primeira cota do volume morto do Cantareira haviam se esgotado.

As quedas no nível do Cantareira acontecem mesmo com a pequena recuperação no índice de chuvas. No mês de novembro, a média esperada de precipitação é de 161,2 milímetros na região dos reservatórios. Até o momento, choveu 100,7 milímetros.

Essa chuva já representa mais que o dobro do que caiu em todo o mês de outubro, quando foi registrado 42,5 milímetros. Porém, mesmo com a precipitação mais forte em novembro, o nível das represas não subiu. Já são 223 dias seguidos de constantes quedas e poucos dias de estabilidade.

Guarapiranga e Alto Tietê

No Guarapiranga, a segunda-feira (14) seca contribuiu para uma nova queda no nível do sistema. O índice recuou de 32,2% para 31,9%, queda de 0,3 ponto percentual. A redução é maior que a registrada na data anterior, que foi de 0,1 ponto percentual.

O nível atual do Alto Tietê também caiu: foi de 5,9% para 5,7%. No local, a chuva registrada foi de 0,5 milímetros.

Juntos, Alto Tietê e Guarapiranga abastecem 9,4 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO