Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Cantareira mantém nível pelo 4º dia; Guarapiranga supera média de chuva

28.01.2015
10:16
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Água que antes tomava toda a área central da imagem se concentra em um leito mais fundo em zigue-zague na represa de Atibainha, parte do Sistema Cantareira, em Nazaré Paulista (SP)
O Sistema Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo, manteve seu nível em 5,1% pelo quarto dia seguido, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) pela Sabesp.

Entre os demais seis sistemas que abastecem a Região Metropolitana, cinco tiveram alta e um, o Rio Claro, caiu.  Com as chuvas  constantes em São Paulo, o Guarapiranga, localizado na Zona Sul da capital, bateu nesta quarta a precipitação prevista para todo o mês. Seu volume volume subiu de 40,6% para 47,4% desde o dia 1º de janeiro.

No Cantareira, por sua vez, a situação é oposta. Choveu todos os dias desde 22 de janeiro, mas em intensidade fraca ou moderada. Com isso, o volume acumulado no mês, de 141 milímetros, ainda representa 52,30% dos 271,1 milímetros previstos para janeiro.

Se não chover forte na área das represas, este pode ser o 12º mês com precipitação abaixo da média história desde janeiro de 2014, início da crise.

A última vez que o Cantareira subiu foi no dia 26 de dezembro de 2014. De lá para cá, se manteve estável ou perdeu mais água do que recebeu. A última sequência de quedas, entre 12  e 25 de janeiro, foi a terceira maior desde o início da crise hídrica, no começo do ano passado. O sistema já utiliza sua segunda cota de volume morto.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO