Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Cardozo tenta acordo sobre testemunhas, mas acusação rejeita

26.08.2016
16:26
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Após uma manhã tumultuada, o advogado José Eduardo Cardozo, que defende a presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment, disse nesta sexta-feira (26) que, para evitar mais “confusão”, tentou um acordo com senadores adversários da petista em relação às testemunhas de defesa, mas a acusação não aceitou.

Das seis testemunhas inicialmente arroladas pela defesa, Cardozo já tinha pedido a dispensa de uma delas, Esther Dweck, ex-secretária do Orçamento Federal, uma vez que está lotada no gabinete de uma senadora petista. Dweck nem chegou a ser ouvida.

Diante da possibilidade de senadores governistas contestarem as demais testemunhas, Cardozo sugeriu ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que a própria defesa pedisse que o economista Luiz Gonzaga Belluzzo fosse ouvido como informante e não mais como testemunha.

A diferença é que, ao virar informante, a fala da testemunha perde força do ponto de vista jurídico e não pode ser usada como prova.

Em troca, a acusação não pediria a impugnação de nenhuma outra testemunha. Segundo Cardozo, Cunha Lima concordou com a estratégia.

No entanto, a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras da denúncia contra a presidente afastada Dilma Rousseff, que não participou da conversa, decidiu que não abrirá mão de questionar a parcialidade de outras testemunhas, entre elas o economista Geraldo Prado.

“Sim [vai pedir a impugnação de Prado]. Ele está na mesma situação do professor Belluzzo. Ele [Prado] escreveu vários artigos falando em golpe. Não tem imparcialidade”, disse Janaína ao G1.

A situação gerou um mal-estar entre as partes. “Nós tínhamos feito um acordo de procedimentos, mas, depois que abri mão, me informaram que não teriam como cumprir o acordo porque a doutora Janaína faz questão de impugnar. Fazer o que? Eu fiz isso para facilitar, porque entendi que estava tudo certo. [...] Para mim, é irrelevante ser testemunha ou informante”, disse Cardozo a jornalistas.

Questionado sobre o acordo, Cássio Cunha Lima desconversou e afirmou que não havia acordo, mas uma conversa.

“Ele [Cardozo] disse que a gente não cumpriu o acordo, mas não teve acordo algum. Houve uma interpretação em relação ao Belluzzo e ao Geraldo Prado. A Janaína ia pedir essa mudança do Belluzzo [de testemunha para informante]. Ele [Cardozo] disse que ia pedir, só que ele entendeu que nós não iríamos impugnar o Geraldo Prado. Só que o Geraldo Prado tem manifestações, tem um artigo num livro [contra o impeachment]”, disse o tucano.

Sobre a possibilidade de Prado ser declarado sob suspeição e passar à condição de informante, Cardozo minimizou a situação. “Não tem polêmica, o [presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo] Lewandowski já negou a suspeição, mas fizemos o acordo de procedimentos para evitar confusão”, afirmou o advogado de defesa.

A defesa também já pediu, e o ministro acolheu, que Ricardo Lodi Ribeiro, professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), seja ouvido como informante.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO