Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Casos de dengue diminuem em um ano, em Santarém

21.10.2014
12:03
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os casos confirmados de dengue diminuíram este ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, em Santarém, oeste do Pará. De acordo com dados da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), somente neste ano foram confirmados 15 casos da doença até o dia 11 de outubro. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 743 casos na zona urbana e 129 na zona rural, totalizando 822 casos.

Segundo o diretor da Divisa, João Alberto Coelho, a contratação de agentes de endemias e o apoio da população contribuíram para a redução dos casos. “Isso aumentou a visita domiciliar, onde se elimina o foco. Houve um pouco de conscientização da população também e, principalmente, o verão que está muito forte e, com isso, diminui a oferta de água, aonde é um ambiente propício à reprodução do mosquito”, afirmou.

Maria dos Santos teve dengue há alguns anos e diz tomar todos os cuidados para não passar mais por essa situação. “Passei quinze dias doente, de cama mesmo. Não tinha força para me levantar porque me deu vômito e diarréia. Não comia nada. Só me alimentava porque meu filho me dava soro”, afirmou. A aposentada cuida todos os dias do quintal e até troca a água colocada do cachorro é trocada diariamente. "Cuidado com a água empossada em tampinha de garrafa, copo descartável. Tenho muito cuidado. Foi um aprendizado para sempre", revelou.

Segundo a Divisa, ainda é necessário mais sensibilização das pessoas para que não seja jogado lixo na rua para que água não acumule em objetos e, assim, evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. "Que todo mundo se preocupe com sua latinha no quintal, com sua casca de ovo, com a tampinha de refrigerante, com a caixa d'água descoberta. E, principalmente, com os terrenos baldios que estão cheios de lixo e recipientes que vão acumular água", finalizou Coelho.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO