Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Centro-Oeste brasileiro oferece opções turísticas diversificadas

21.10.2016
17:23
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Centro-Oeste brasileiro oferece opções turísticas diversificadas

    Várias reservas e parques nacionais abrigam inúmeras aldeias, entre eles, o Parque Indígena do Xingu, que reúne cerca de 20 tribos diferentes

A região que faz fronteira com todas as demais regiões brasileiras é também o berço das águas que alimentam as bacias do Amazonas, Paraná e São Francisco.

Suas nascentes, saltos, cachoeiras, cânions e corredeiras formam muitos dos atrativos turísticos do Centro-Oeste. Entre eles, o rio Araguaia e a badalada praia dos goianos.

Além do turismo de natureza e aventura, a região também possui um forte turismo cívico, uma vez que é lá que está localizada a capital federal. Outro destaque do Centro-Oeste é a forte presença indígena com reflexos diretos no turismo.

Várias reservas e parques nacionais abrigam inúmeras aldeias, entre eles, o Parque Indígena do Xingu, que reúne cerca de 20 tribos diferentes, o Parque Indígena do Araguaia, na ilha do Bananal, a Reserva Indígena Xavante e a Reserva Indígena Parecis. Confira alguns dos motivos para se encantar com a região central do país.

Goiás

Rodeadas pelas serras dos Pireneus e Dourada, respectivamente Pirenópolis e a Cidade de Goiás, reúnem religiosidade, história e natureza exuberante. Antiga capital, a Cidade de Goiás, pela sua imponência arquitetônica e importância histórica e econômica para ocupação do Brasil Central é Patrimônio Cultural da Humanidade. Um dos locais mais visitados é a casa da poetisa Cora Coralina.

Em Pirenópolis, o clima bucólico e as ruas de paralelepípedos conduzem o turista a uma viagem no tempo. Já a área central da capital Goiânia possui o maior acervo art decó do Brasil.

Para os amantes da natureza, o estado abriga, ainda, duas reservas de Cerrado consideradas Patrimônio Natural da Humanidade. As chapadas das Emas e dos Veadeiros são parques nacionais e destinos de ecoturismo, aventura e misticismo.

Mato Grosso

Da mesma época da corrida do ouro, Cuiabá, tornou-se não apenas a capital do Mato Grosso, com seu centro histórico, mas, também, a porta de entrada de um grande atrativo nacional: a Chapada dos Guimarães.

O Parque Nacional é formado por paredões, grutas, mirantes e 487 cachoeiras, sendo a Véu de Noiva o seu cartão postal. Já o Pantanal é dividido com Mato Grosso do Sul. A maior região alagada do mundo, incluindo parte da Bolívia e do Paraguai, além de Patrimônio Natural da Humanidade, o local foi definido pela Unesco como Reserva da Biosfera Mundial. O esplendor da natureza e a diversidade da vida no Pantanal atraem turistas do mundo inteiro.

Mato Grosso do Sul

Além de dividir com o Mato Grosso o Pantanal, o estado também conta com importantes atrativos naturais, caso da Serra da Bodoquena e Bonito que figuram entre os principais destinos brasileiros de ecoturismo com opções de mergulho, flutuação em águas cristalinas e cavernas entre outras aventuras.

A queridinha da região é a Gruta do Lago Azul, tombada pelo Iphan e localizada em uma área de preservação ambiental. O local ganhou o formato atual graças a um desmoronamento ocorrido há 600 milhões de anos.

Brasília

A capital do Brasil é um exemplo de arquitetura para todo o mundo. Planejada com um traçado moderno, a cidade é palco das grandes decisões nacionais e importante destino de turismo cívico.

O Plano Piloto e seus prédios públicos projetados, respectivamente, por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, formam o primeiro sítio histórico moderno reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

É uma cidade de beleza e arquitetura única. Vista do alto, lembra um avião. As asas Sul e Norte abrigam as quadras residenciais. O Lago Paranoá, rodeado por clubes, é a praia dos brasilienses.

O Parque da Cidade e o Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), um pedaço intacto do Cerrado no Distrito Federal, estão entre as opções de lazer.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO