Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Cerca de 100 mil agentes de segurança pública participam de capacitação on-line

29.09.2016
11:41
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Agentes participam de curso a distância

    Em algumas corporações, os cursos da Rede EAD Senasp contam pontos para progressão funcional

As aulas de 73 cursos a distância para profissionais de segurança pública começaram nesta quarta-feira (28), oferecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania (Senasp/MJC).

Cerca de 100 mil agentes participam de capacitações em áreas como investigação criminal, balística forense aplicada, busca e resgate em estruturas colapsadas, direitos humanos e polícia comunitária. 

As aulas são gratuitas e ministradas por meio de textos, vídeos, chats e fóruns on-line. Todo o conteúdo é voltado exclusivamente para integrantes de Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros Militares, órgãos de Perícia Criminal, Guardas Municipais, Polícia Rodoviária Federal e Sistemas Penitenciários de todo o  País. 

"A Rede Nacional de Educação a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Rede EaD Senasp) viabiliza o acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada para os profissionais de segurança pública, independentemente das limitações geográficas e temporais, sempre considerando as peculiaridades institucionais existentes", afirma o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania, Celso Perioli.

Ciclo

As aulas deste 38º ciclo de capacitação da Rede EAD Senasp ocorrerão no período de 28 de setembro a 2 de novembro para as capacitações com carga horária de 40 horas. Os cursos com 60 horas começam na mesma data, mas terminam no dia 16 de novembro. 

As matrículas de cada um dos inscritos foram homologadas após comprovação do vínculo funcional junto às instituições dos profissionais. Cada aluno pode fazer até dois cursos por ciclo. 

Além de chats e fóruns com os tutores e demais participantes, os alunos ainda podem tirar dúvidas sobre os cursos por meio do e-mail ead.senasp@mj.gov.br. Ao concluir os estudos, os profissionais são submetidos a testes de avaliação. Se aprovados, receberão certificados do MJC. 

Aperfeiçoamento

O titular da Senasp ressalta que, em algumas corporações, os cursos da Rede EAD Senasp contam pontos para progressão funcional. “Eles também são utilizados, em alguns Estados e municípios, na composição da malha curricular de cursos de formação de oficiais e praças, delegados, agentes, escrivães e peritos, assim como de guardas municipais”, destaca Perioli. 

A realização de cursos da Rede EAD é resultado de acordos de cooperação federativa celebrados entre o MJC e os governos estaduais e municipais, por intermédio das secretarias de estado de segurança pública e prefeituras.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO