Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Chico Rodrigues diz que HGR terá mais leitos, UTIs e centros cirúrgicos

21.08.2014
11:10
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Chico Rodrigues, do PSB, foi entrevistado nesta quarta (20)
O candidato ao cargo de governador de Roraima Chico Rodrigues (PSB) disse que, caso reeleito, fará em quatro anos muito mais pela saúde estadual. A promessa foi feita durante entrevista à TV Roraima e ao G1 nesta quarta-feira (20), ao responder à pergunta de um internauta.

De acordo com Rodrigues, o estado tem todas as condições para ter uma saúde de qualidade. "O Hospital Geral de Roraima [HGR] foi construído há 25 anos e, de lá pra cá, nenhum governador ampliou e nem aumentou um leito sequer. Nossa população era de 150 mil habitantes. Hoje, somos 500 mil. Estou ampliando o hospital, as obras estão em curso. Serão mais 110 leitos, mais dez centros cirúrgicos e 40 Unidades de Terapia Intensiva [UTIs]", assegurou.

Ainda conforme o candidato, a capacitação de profissionais da saúde fará com que seja prestado um melhor serviço à sociedade. Ele admitiu que há crise no setor, mas afirmou 'estar no caminho certo'.

"Esse é um ponto difícil, não somente aqui no estado, é no Brasil todo. Mas eu diria que estamos no caminho certo. O que ninguém fez, eu fiz: a locação de 44 leitos de um hospital, o Lotty Íris, isso em apenas quatro meses após assumir o governo", disse.

Educação

Questionado sobre falta de merenda escolar, a precariedade da infraestrutura de escolas e dívida com fornecedores, Chico Rodrigues disse que foi decretado estado de emergência na educação porque 'era necessário haver uma verdadeira mudança'.

"Fizemos um levantamento do processo de aquisição de toda a merenda escolar e tomamos providências imediatas, durante o período de férias dos alunos. Quando eles retornaram, as escolas estavam totalmente abastecidas. Em relação ao transporte escolar, fizemos uma ratificação e retificação de rotas, e tivemos um ganho de R$ 11 milhões ao ano. Começamos também a reforma de algumas escolas e a instalação de centrais de ar em oito unidades da capital", assegurou.

Rodrigues ressaltou saber da existência de muitas outras escolas precisando de reforma, e afirmou que a intervenção foi necessária. "Os recursos são parcos, mas tomamos a iniciativa e fizemos alguns modelos. Um, por exemplo, que é referência nessa nova ação de governo para educação, foi uma escola na Vila Central [Cantá], onde pais de alunos estavam insatisfeitos, suspenderam as aulas e em apenas 45 dias fizemos uma reforma fantástica. A escola está sendo motivo de referência para todas aquelas reformas que nós vamos fazer também nas unidades do interior", garantiu.

Segurança

Chico Rodrigues citou a continuidade e expansão dos programas 'Ronda no Bairro' e 'Ronda no Interior'. "Em todos os municípios agora nós temos a Polícia Militar presente. Hoje, na capital, temos 40 viaturas com o 'Ronda no Bairro' e mais 40 motos. Vamos expandir para garantir a segurança da sociedade e para que possamos transformar esse estado num lugar seguro", afirmou.

Terras

O candidato disse que as terras 'definitivamente' já são do estado. "Em três meses de governo, eu conversei com os deputados, tivemos várias audiências públicas, encaminhei o projeto de Lei de Terras para a Assembleia e ela foi aprovada em 30 dias, com apoio dos parlamentares e da sociedade. Teremos em Roraima, última fronteira agrícola do país, uma grande produção e seremos exportadores, além de atender o mercado interno com agricultura de alto rendimento e a agricultura familiar", considerou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO