Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Chuva de granizo danifica 360 casas em Nova Aliança do Ivaí e Paranavaí

26.08.2014
11:58
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Famílias de Nova Aliança do Ivaí aproveitaram o dia de sol para arrumar os estragos causados pela chuva
A chuva de granizo que atingiu a região noroeste do Paraná, na noite de segunda-feira (25), deixou aproximadamente 360 casas danificadas em Nova Aliança do Ivaí e Paranavaí. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram distribuídos em torno de dois mil metros de lona. Em Nova Aliança do Ivaí, um ginásio de esportes chegou a ser preparado para receber em torno de 300 famílias que tiveram as casas danificadas, mas os moradores foram levados para casas de parentes.

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Nova Aliança do Ivaí espera o levantamento da Defesa Civil para poder comprar e distribuir telhas para as casas atingidas. “Pedimos para as pessoas que tiverem condições financeiras para comprar telhas e fazer o reparo nas casas. Só teremos telhas disponíveis após o Governo do Estado liberar recursos por meio da Defesa Civil”, detalha a secretária de Assistência Social, Aline Tormena.

Já em Paranavaí, 66 casas ficaram bastante danificadas após a chuva de granizo. Os bombeiros ainda atenderam a seis chamados de quedas de árvores que caíram em cima da rede elétrica ou no meio da rua.
De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, em duas horas choveu 12.6 mm em Paranavaí e o vento chegou a 75 km/h. Em Cianorte, a estação registrou 8.6 mm de chuva e o vento chegou a 57 km/h.

Outros municípios da região norte também registraram chuva e ventos fortes. Em Apucarana, entre as 19h e 22h choveu 20.8 mm. Segundo o Simepar, um volume expressivo pelo curto espaço de tempo e também porque não chovia há mais de dez dias. Na região, a velocidade do vento chegou a 64 km/h.

A chuva de granizo em Londrina, no norte do Paraná, foi tão forte que alguns moradores conseguiram fazer bonecos de neve com as pedras que ficaram depois da chuva. Em Itambé, a 50 km de Maringá, pelo menos 100 imóveis tiveram os telhados danificados.

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), aproximadamente 70 mil domicílios ficaram sem energia elétrica no norte do estado na noite de segunda-feira. Em Londrina, 26 mil imóveis tiveram o fornecimento prejudicado por causa da chuva. Na manhã desta terça-feira, cerca de mil residências seguiam sem energia elétrica.

Para esta semana não há mais previsão de chuva no estado. Mas, uma massa de ar frio que se estabeleceu no Paraná vai reduzir ainda mais a temperatura em todas as regiões. No sul do estado, a previsão é que a quarta-feira (27) amanheça com geada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO