Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Com 20% da chuva esperada para junho, Cantareira cai nesta segunda

15.06.2015
10:41
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O volume do Sistema Cantareira caiu para 19,9% nesta segunda-feira (15) e o manancial chega à metade de junho com apenas 20% da chuva prevista para o mês. Os dados são divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Desde 2006 não chovia tão pouco nos primeiros quinze dias de junho no manancial. Nas últimas 24 horas não houve nenhuma precipitação e o acumulado está em 11,7 milímetros. A média esperada para junho é de de 58,5 mm.

Os reservatórios tiveram déficit de água no mês de maio e a situação ainda exige cautela, já que o perído mais seco do ano segue até setembro. A estação chuvosa terminou com apenas a segunda cota do volume morto recuperada, ou seja, a primeira cota ainda não foi reposta e o manancial segue operando no vermelho.

Todos os demais cinco sistemas de represas que abastecem a Grande São Paulo também reduziram seus níveis entre o domingo e esta segunda-feira.

Abastecimento

O Sistema Cantareira, que já foi o principal da Grande São Paulo, atendendo 8,8 milhões de pessoas, teve uma nova redução no número de clientes, passando de 5,4 milhões para 5,2 milhões, informou a Sabesp.

Os 200 mil clientes tirados do Cantareira foram incorporados pelo Sistema Rio Claro, que aumentou seu abastecimento na Grade São Paulo de 1,5 milhão para 1,7 milhão. Isso foi possível após a conclusão, no dia 30 de maio, de uma ligação entre duas adutoras na Vila Ema, Zona Leste.

Com a obra, os bairros da Mooca, São Mateus, Vila Formosa, Vila Alpina e Sapopemba passam a ser atendidos prioritariamente pelo Sistema Rio Claro, que agora responde por 80% da água fornecida. Os demais 20% ficaram com o Cantareira.

Até 2013, antes da crise, a proporção era inversa: o Cantareira fornecia cerca de 80% da água consumida nesses locais, contra 20% do Sistema Rio Claro.

Índices

O índice de 19,9% do Cantareira divulgado pela Sabesb considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água.

Após ação do Ministério Público, aceita pela Justiça, no entanto, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira.

O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Neste domingo, ele era de 15,4%.

O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil. Neste domingo, o índice era de -9,3%.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO