Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Comissão de Direitos Humanos diz repudiar violência policial no PR

01.05.2015
05:55
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Comissão de Direitos Humanos do Senado divulgou nesta quinta-feira (30) nota de repúdio à ação policial em Curitiba durante manifestação dos professores estaduais nesta quarta (29). Em nota, o presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), afirmou ser “lamentável” ver “cenas graves de excessos e descontrole na ação policial.”

Protestos contra o projeto de lei que altera a forma de custeio do sistema previdenciário de servidores estaduais do Paraná deixaram 213 pessoas feridas em Curitiba nesta quarta, segundo a Prefeitura da cidade. Em mais de duas horas de conflito, houve uso de bombas e tiros de balas de borracha por policiais. A Secretaria de Segurança Pública afirma que 20 policiais ficaram machucados. A Polícia Civil informou que sete pessoas foram presas.

“Foram cenas de horror que aconteceram em virtude da incapacidade de gerenciamento da situação por parte do comando da Polícia Militar local, e de seu comandante maior, o governador do estado do Paraná, Beto Richa”, diz trecho da nota.

“É lamentável ver cenas graves de excessos e descontrole na ação policial, confirmadas mediante registro de imagens. O próprio repórter cinematográfico da Rede Bandeirantes foi violentamente atacado por um cão, e filmou o gravíssimo ataque. Essa é mais uma demonstração do excesso que atenta contra a liberdade de expressão e de manifestação daqueles que ali protestavam por seus direitos”, afirma Paim.

Além da nota de repúdio, a CDH convocou uma audiência pública para a próxima quarta-feira (6) para discutir supostos excessos da ação policial no estado do Paraná. Entre os convidados para a audiência, que ocorre na próxima quarta-feira (6), 9h, estão o governador do estado, Beto Richa (PSDB-PR), o Secretário de Segurança do Paraná, Francisco Francischini, além da Ordem dos Advogados do Brasil, do Sindicato dos Professores e Federação Nacional dos Jornalistas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO