Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Como limpar o ar-condicionado para evitar doenças respiratórias

24.07.2015
18:19
FONTE: Agência Conversion

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Quem fica em lugares fechados com o uso de ar-condicionado pode sofrer ainda mais se o equipamento não for bem higienizado e com a frequência correta.

Aparelhos de ar condicionado e ventiladores também podem ser verdadeiros vilões para todos quando não recebem a manutenção adequada. Isso pode, inclusive, prejudicar o seu desempenho e eficiência, aumentando o consumo de energia.

As pessoas alérgicas devem preferir o ar-condicionado em relação ao ventilador, pois ele consegue manter o ambiente climatizado sem estimular a circulação de partículas pelo local e alguns modelos são fabricados com filtros de ar que eliminam impurezas. 

Como fazer a limpeza
Para quem possui modelos split, o ideal na hora da limpeza é começar removendo o painel frontal e limpar com um pano seco e macio. Caso a peça esteja muito suja, é possível lavá-la com água morna. 

O próximo item deve ser o filtro: basta desencaixá-lo da unidade interna e limpar com um aspirador de pó. A recomendação é a mesma do painel caso a sujeira esteja acumulada, podendo ser usado também um detergente neutro. 

Depois de secar, coloque todas as peças no lugar certo. No ar-condicionado de parede ou de janela, o mesmo procedimento pode ser feito, com a precaução de que todas as peças sejam instaladas na posição original.

Essa limpeza, no entanto, é superficial e deve ser feita com frequência. Para uma limpeza completa é importante chamar uma empresa autorizada ou um técnico capacitado, que deverá também limpar os trocadores de calor. Esse procedimento deve ser feito pelo menos uma vez por ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO