Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Conheça medicamento e métodos para parar de fumar

19.09.2015
18:26
FONTE: Agência Conversion

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Mesmo com a presença de campanhas publicitárias que alertam sobre os riscos do tabaco à saúde, muitas pessoas sentem dificuldades em largar o vício do cigarro. 

Isso ocorre porque a nicotina libera substâncias que os receptores do cérebro entendem como prazer, o que pode camuflar sintomas, em determinados casos, como da depressão. 

Ao fumar regularmente, nosso corpo acaba desenvolvendo uma necessidade de nicotina. Dessa forma, as dificuldades para a  abstinência da droga se tornam maiores.

Até as décadas de 1970 e 1980, era comum e glamouroso fumar. Mas com o surgimento de pesquisas científicas legitimando o mal causado pelo cigarro, trazendo sintomas como cansaço, ansiedade, nervosismo, irritação, insônia, a imagem de estilo atrelada ao vício começou a desaparecer.

Muito por ser causador de doenças, como o câncer de pulmão e o aneurisma cerebral, a decisão de parar de fumar se tornou objetivo de vida para muitos. É o caso de Roberto Annibale, 54 anos, que costumava fumar um maço por dia. Ele conta que começou a fumar com 13 anos e conseguiu parar aos 36 anos, após descobrir que sua mãe estava doente por causa do cigarro. “Quando vi o estado de minha mãe no hospital percebi como o cigarro era prejudicial à saúde. Por isso decidi que deveria parar de fumar. Não queria passar por aquilo”, conta.

O que o ajudou a controlar o vício foi a substituição do tabaco por balas. “Toda vez que sentia vontade de fumar, eu optava por balas ou outros doces. Porém, decidi interromper esse hábito, pois também não era saudável. Em pouco tempo, consegui parar de fumar”.

Para quem está acostumado em fumar mais de um maço de cigarros por dia e precisa de uma motivação, o ideal é escolher outras alternativas, como balinhas de nicotina e outros medicamentos como o popular Champix. 

Além disso, essas opções são importantes porque incentivam o fumante e ainda passam uma segurança de que ele não deve parar com o tratamento.É importante, contudo, mudar também outros comportamentos em seu cotidiano. Os mais recomendados para começar a sua transformação são o apoio dos familiares, evitar ficar próximo a amigos quando fumam, não desenvolver outros vícios, cultivar um autocontrole e praticar exercícios físicos regularmente.

É importante, contudo, mudar também outros comportamentos em seu cotidiano. Os mais recomendados para começar a sua transformação são o apoio dos familiares, evitar ficar próximo a amigos quando fumam, não desenvolver outros vícios, cultivar um autocontrole e praticar exercícios físicos regularmente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO