Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Corpo de estudante morto em festa universitária é sepultado em MG

02.03.2015
01:06
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O corpo do estudante Humberto Moura Fonseca, que morreu no sábado (28), em Bauru (SP), após ingestão excessiva de álcool em uma festa universitária, foi sepultado em Passos (MG) por volta de 19h deste domingo (1º).

De acordo com o delegado Kleber Granja, que investiga o caso, testemunhas disseram que o jovem bebeu mais de 30 doses de vodca na festa, que reuniu mais de duas mil pessoas e começou na tarde de sábado. O folder promocional do evento destacava que a festa era "open bar", ou seja, teria distribuição gratuita de bebidas como cerveja, vodca e pinga.

Fonseca bebeu e passou mal na festa, após participar de uma das várias competições realizadas na festa que incentivavam a ingestão de álcool. Ele foi socorrido por estudantes, mas chegou ao pronto-socorro já sem vida.

A Polícia Civil solicitou um exame toxicológico para comprovar se ele não ingeriu outra substância, além de álcool.

O estudante estava em Bauru cursando engenharia elétrica da Unesp. Outras cinco pessoas precisaram ser levadas para o pronto-socorro. Duas foram liberadas, mas três continuam internadas em estado grave. A estudante Gabriela Alves Correa, de 23 anos, está na UTI do Hospital Estadual.

Juliana Tibúrcio Gomes, de 19 anos, estudante de engenharia de produção da Unesp, foi levada inicialmente para a UTI do Hospital do Base e depois transferida para o Hospital da Unimed. As duas garotas permanecem entubadas.

De acordo com o secretário de saúde, Fernando Monti, a transferência foi necessária devido à gravidade do caso.

Ainda segundo o secretário, Matheus Pierri Carvalho, estudante de engenharia elétrica, estava inconsciente, mas não chegou a ser entubado. Ele também foi transferido para o Hospital da Unimed.

Prisão
Dois organizadores da festa foram presos em Bauru (SP). De acordo com a Polícia Civil, eles são estudantes do quarto ano de engenharia e poderão ser indiciados por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar.

Segundo o tenente da Polícia Militar, Osnei Rodrigues, os organizadores não tinham alvará autorizando a realização da festa, que era promovida por várias repúblicas de estudantes da cidade. “Eles informaram que tomaram toda cautela que puderam, contratando seguranças, brigadistas, ambulância, mas que não tinham alvará de funcionamento para venda de bebidas e para praticar este tipo de evento."

O delegado Granja, que também foi ao local, afirma que única ambulância presente na festa não era equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nota de pesar
A Unesp, onde Fonseca estudava, divulgou uma nota de pesar onde lamenta o ocorrido.
Confira a íntegra da nota:
A Unesp lamenta o falecimento do estudante Humberto Moura Fonseca, que cursava Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru. Informa que a morte ocorreu, ao que se sabe até o momento, por coma alcoólico em festa promovida por várias repúblicas de estudantes da cidade, fora portanto das dependências da Universidade, onde a bebida alcoólica é proibida. A Faculdade de Engenharia vem prestando apoio à família neste momento difícil que ela atravessa.
Sobre consumo de bebidas alcoólicas, o terceiro parágrafo do artigo 2ª da Portaria UNESP nº 525, de 27 de outubro de 2005, diz: "É vetado o uso de bebidas alcoólicas nas dependências dos Câmpus Universitários". Além disso, em todas as Unidades, é realizada intensa campanha alertando para os perigo do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Especificamente no que diz respeito a festas envolvendo trote; na Unesp, o trote é expressamente proibido.  A punição para os infratores, regulamentada pela Resolução Unesp nº 86, de 4 de novembro de 1999 (http://www.unesp.br/portal#!/ouvidoria_ses/legislacao4157/), varia conforme a gravidade do caso, podendo chegar à expulsão. Em outubro deste ano, na Faculdade de Medicina da Unesp – Campus de Botucatu – um aluno foi expulso do curso de Medicina por ter praticado trote violento.
A Universidade ressalta que a Ouvidoria da Unesp, com apoio da Assessoria de Comunicação e Imprensa, prepara folhetos para os alunos que se matriculam na na Universidade. O material traz informações sobre a proibição do trote na Unesp. Além disso, cada unidade entrega material próprio de recepção aos novos alunos, com informações específicas sobre cada cidade, já que a matrícula ocorre em 23 municípios do Estado de São Paulo.
Denúncias contra trote violento ou contra qualquer outra espécie de violência podem ser realizadas junto à vice-direção da Unidade, à Ouvidoria Local ou à Ouvidoria Central (ouvidoria@reitoria.unesp.br).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO