Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

CPI da Petrobras quer ouvir Pedro Barusco na próxima terça-feira

05.03.2015
15:10
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A CPI da Petrobras aprovou nesta quinta-feira (5) a convocação do ex-gerente de Serviços da estatal Pedro Barusco. Segundo o presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), a intenção é ouvi-lo já na próxima terça-feira, quando o colegiado deverá se reunir novamente.

Em seu depoimento de delação premiada, Barusco acusou o PT de receber entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões em propina oriunda de contratos da estatal. Ele afirmou que os valores se referem a propina em 90 contratos da Petrobras com grandes empresas fechados entre 2003 e 2013, durante os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O relator da comissão, Luiz Sérgio (PT-RJ), em seu plano de trabalho, chegou a propor que, antes, fossem convocados os ex-presidentes da Petrobras José Sergio Gabrielli e Graça Foster.

No entanto, diante da resistência da oposição, ele acabou cedendo e disse que não se oporia em inverter a pauta. “A ordem dos fatores não altera os produtos”, afirmou o relator.

Barusco atualmente está preso em regime domiciliar. O presidente da comissão observou que existe um ato da Mesa Diretora da Câmara, de 2006, que veda a oitiva de presos nas dependências da Casa e que o assunto precisaria ser discutido com a polícia legislativa.

Foram aprovadas ainda as convocações de Gabrielli e Graça Foster, além das dos ex-funcionários da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato Duque. As datas dos depoimentos ainda não foram marcadas.

Também deverão criadas outras quatro sub-relatorias, duas propostas pelo Luiz Sérgio e outras duas, pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG). O presidente da CPI já deu seu aval, mas os requerimentos não chegaram a ser aprovados. No total, a CPI terá oito sub-relatorias.

O relator criticou a criação de tantas grupos e disse que isso poderá dificultar os trabalhos.

“Tem um termo lá em Angra dos Reis, onde nasci: Bolo que muita gente mexe acaba solado. É claro que ninguém quer ir para o forno no lugar do bolo. Agora, se esse bolo sair solado é porque há muita gente mexendo essa massa”, afirmou o relator.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO