Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Crise leva prefeituras a paralisarem serviços a partir desta 2ª feira em AL

14.09.2015
10:20
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As prefeituras alagoanas paralisaram as atividades nesta segunda-feira (14) como forma de chamar atenção para a crise financeira agravada pela queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A mobilização deve durar até a próxima sexta (18) e os serviços públicos essenciais, como saúde e limpeza pública, não devem ser afetados.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (14), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), onde os gestores decidiram paralisar por cinco dias.

A mobilização foi decidida pela maioria dos 66 prefeitos presentes à reunião, mas não atinge todos os 102 municípios alagoanos.

Não há informação sobre o número exato de prefeituras que paralisaram. De acordo com a AMA, os prefeitos de Mar Vermelho, Penedo e Inhapi confirmaram que não aderiram à mobilização. Já a prefeitura de Arapiraca informou que só vai parar as atividades na sexta-feira (18), quando todas as secretarias vão fechar.

Por meio de nota, a prefeitura de Maceió informou que não vai paralisar as atividades. A prefeitura disse que reconhece o momento da crise e que "tem adotado medidas e buscado alternativas para enfrentar as dificuldades financeiras", diz a nota.

A paralisação, de 14 a 18 de setembro, implica no fechamento dos setores administrativos da gestão pública municipal. No entanto, segundo os gestores, serão mantidos os serviços de urgência e emergência da Saúde e o serviço de limpeza pública.

“A mobilização é uma forma de fazer com que a população tenha noção do problema desta crise. Desta forma. Estamos convocando toda classe política para desarmar o palanque e se integrar na mobilização. Se o valor da receita não fechar com as despesas, ficará difícil dos prefeitos administrarem”, justificou o presidente da AMA, Marcelo Beltrão.

Outra medida aprovada pelos prefeitos é a realização de um protesto com a presença de prefeitos de Alagoas e Sergipe. O ato deve acontecer na ponte entre os municípios de Porto Real do Colégio (AL) e Neópolis (SE).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO