Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Cunha vai à CPI da Petrobras e se coloca à disposição para depor

05.03.2015
15:28
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), compareceu nesta quinta-feira (5) à sessão da CPI da Petrobras para dizer que se coloca à disposição do colegiado para prestar depoimento.

De acordo com informações do Jornal Nacional, Cunha está na lista enviada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedidos de abertura de inquérito para investigar o envolvimento de políticos que supostamente se beneficiaram do esquema de corrupção na Petrobras. Também segundo o JN, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está na lista.

“No primeiro momento em que a comissão assim o entender e me permitir, à medida que se conheça qualquer tipo de detalhe, eu faço a questão absoluta de, espontaneamente, comparecer aqui nesse plenário, debater e ser inquirido por vossas excelências, esclarecer todo e qualquer ponto que seja necessário”, afirmou Cunha diante do plenário lotado da comissão.

Ao deixar o plenário, disse a jornalistas que “quem não deve não teme”.

“Quem não deve não teme. Não sei se é ou não verdade aquilo que se fala pela imprensa que houve solicitação de investigação, mas, como eu sempre disse, ninguém é imune à investigação”, declarou.

Ele afirmou ainda estar “pronto” e “tranquilo” para esclarecer “qualquer fato” ou “suposição de fato”, acrescentando que essa CPI não é de “faz de conta”.

No ano passado, outras duas CPIs funcionaram no Congresso, mas, consideradas governistas, terminaram com relatórios inexpressivos.

Cunha saiu em defesa do presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), seu aliado político, sobre a polêmica criação de sub-relatorias sem a consulta prévia a parte dos partidos, o que levou a um bate-boca acalorado no plenário.

O presidente da Casa sinalizou, inclusive, que deve rejeitar eventuais recursos questionando a criação dos grupos.

“Todas as decisões que estão sendo tomadas pelo presidente [da CPI] têm amparo regimental e a instância de recurso, que sou eu, concorda com as decisões dele”, afirmou.

Segundo Cunha, Motta tem o seu aval sobre as sub-relatorias. “Previamente, ele submeteu à consulta regimental se era o correto e nós entendemos que a decisão dele está correta.

Então, não há nenhuma dúvida de que está fazendo o correto e ele não faria nada que não fosse regimentalmente correto”, afirmou.

Sobre o clima tenso na comissão, minimizou e disse considerar “normal” o embate político. “[Mas] Acho que todos têm que ter respeito. Xingamento é quebra de decoro”, ponderou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO