Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

De 5 candidatos ao governo, dois não nasceram em Mato Grosso

09.07.2014
15:21
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A disputa ao governo de Mato Grosso nesta eleição tem dois candidatos nascidos em outros estados. José Riva (PSD), que decidiu concorrer ao cargo após cinco mandatos de deputado estadual, é capixaba e o ex-vereador por Cuiabá Lúdio Cabral (PT), goiano. Eles concorrem a vaga com outros três candidatos.

Apesar de não terem nascido em Mato Grosso, Riva e Lúdio moram há vários anos no estado. O primeiro tem Juara, a 690 km da capital, como base eleitoral, e o segundo, Cuiabá. Riva ingressou cedo na política e se elegeu prefeito de Juara aos 23 anos. Depois, passou mais de duas décadas na Assembleia Legislativa. Ora ocupava a função de presidente, ora de primeiro-secretário da Mesa Diretora.

O candidato do PSD nasceu em Guaçui (ES) e se mudou para Juara em 1979, aos 20 anos. Nesse período em que está no parlamento, acumulou uma centena de processos na Justiça. Ele é acusado de crimes, como corrupção, peculato e improbidade administrativa e chegou a ser preso pela Polícia Federal neste ano durante a Operação Ararath, suspeito de envolvimento com um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o governo do estado.

Lúdio, que hoje tem 43 anos e natural de Rio Verde, interior de Goiás, vive em Mato Grosso desde os 13 anos e cursou medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atuou na rede pública de saúde e depois ocupou cadeira na Câmara de Vereadores da capital por oito anos, deixando o cargo para disputar a prefeito da cidade em 2012. Ele foi derrotado no segundo turno pelo atual prefeito, Mauro Mendes (PSB).

Riva e Lúdio têm como concorrentes os cuiabanos, Pedro Taques (PDT) e José Marcondes dos Santos Neto (PHS), o Muvuca, além do sul-mato-grossense José Roberto de Freitas Cavalcante (PSOL). O candidato do PSOL nasceu Paranaíba (MS). Porém, na época o estado ainda não havia sido dividido. Ele é advogado e disputa o cargo pela primeira vez.

Taques nasceu em Cuiabá, mas passou um tempo fora do estado. Fez faculdade de direito em Taubaté (SP) e depois passou no concurso para procurador da República. Por causa da profissão, teve de morar em São Paulo. Ele atuou neo cargo por 15 anos até pedir a exoneração para disputar vaga de senador na eleição de 2010.

Já o candidato do PHS é de Alto Paraguai, cidade a 219 km de Cuiabá, e disse ter saído de casa aos 15 anos para tentar a vida. Se formou em jornalismo. Ele enfrentou o vício contra a drogas e se recuperou. Atualmente, dá palestras sobre o tema e tenta, pela segunda vez, ser eleito a um cargo eletivo. Na eleição de 2012, disputou vaga de vereador por Cuiabá, mas não foi eleito.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO