Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Delator da Lava Jato passa a cumprir pena em regime semiaberto

21.05.2016
10:18
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O empresário e delator da Operação Lava Jato Milton Pascowitch começa a cumprir o chamado regime semiaberto diferenciado neste sábado (21). Este regime, comum entre os colaboradores, prevê o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar durante a noite e nos fins de semana e feriados.

Pascowitch foi preso na 13ª fase da Lava Jato e ficou na Superintendência da Polícia Federal por 40 dias, entre 21 de maio e 29 de junho de 2015. Ele é considerado um operador de propinas do esquema da Petrobras.

O delator foi condenado pela primeira vez na Lava Jato nesta quarta-feira (18), pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no mesmo processo que condenou o ex-ministro José Dirceu a 23 anos e três meses de prisão. A pena de reclusão chegou a 20 anos e dez meses, mas o juiz Sérgio Moro considerou o que foi determinado no acordado de colaboração premiada.

O empresário deve cumprir o regime semiaberto diferenciado por mais um ano. Depois de 21 de maio de 2017, Pascowitch deve apenas apresentar relatório trimestral de atividades e prestar 28 horas semanais de serviços comunitários pelo período de dois anos.

Na sentença, Moro informou que a progressão da pena depende do cumprimento do acordo e citou a efetividade da colaboração de Milton Pascowitch para as investigações.

De acordo com o juiz, parte significativa das declarações do empresário ainda precisam de comprovação e o acordo envolveu o compromisso de pagamento de indenização de R$ 40 milhões, já depositada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO