Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Delatores falam à Justiça em primeira audiência de ação contra Odebrecht

31.08.2015
15:07
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Quatro delatores da Operação Lava Jato prestam depoimento à Justiça Federal, em Curitiba, na tarde desta segunda-feira (31). Esta é a primeira audiência da ação penal contra a construtora Odebrecht, um dos alvos da 14ª fase da Operação Lava Jato, que foi deflagrada em junho.

Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, Dalton dos Santos Avancini, Julio Gerin de Almeida Camargo e Rafael Angulo Lopez são os delatores que devem responder aos questionamentos do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, de representantes do Ministério Público Federal (MPF) e de advogados.

O presidente da Odebrecht S.A., Marcelo Bahia Odebrecht, ex-executivos da empresa, o ex-doleiro Alberto Youssef, os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato Duque, e o ex-gerente da estatal Pedro Barusco estão entre os réus desta ação penal.Eles respondem por crimes como organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro nacional e internacional.

14ª fase

Segundo a Polícia Federal (PF), há indícios de que os presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez participaram de negociações que levaram à formação de cartel e direcionamento de licitações feitas pela Petrobras. Os dois foram presos.

A empreiteira Andrade Gutierrez também foi alvo da 14ª fase. Otavio Marques de Azevedo, que é o presidente da construtora, também é réu, porém, em outro processo.

Delatores

A Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras, contava até agosto com 28 acordos de delação premiada. Eles são acusados que decidiram colaborar com as investigações em troca do abrandamento de suas penas pelos crimes que passaram a assumir ter cometido. Alguns dos nomes permanecem sob sigilo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO