Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Dez novos leitos de UTI no Hospital Regional de Rondonópolis irão funcionar a partir de maio

19.03.2015
11:28
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os 10 novos leitos de UTI, que serão instalados no espaço visitado nesta quarta-feira (18) pelo governador de Mato Grosso Pedro Taques, juntamente com o secretário de estado de Saúde, Marco Bertúlio, no Hospital Regional de Rondonópolis "Irmã Elza Giovanella", passarão a receber pacientes a partir de maio deste ano.

A obra foi entregue em dezembro do ano passado e o valor investido pelo Governo do Estado foi de aproximadamente R$ 3,4 milhões em compra de equipamentos e construção de espaço físico. "Não viemos aqui para inaugurar uma UTI, até porque não podemos inaugurar o que não existe ainda e este governo não é feito de mentiras. Viemos conhecer este espaço que irá abrigar novos leitos de UTI e que de alguma forma irão melhorar o atendimento à saúde das pessoas da região sul do estado", ressaltou o governador Pedro Taques. O governador enfatizou ainda que o Governo vem "trabalhando muito para trazer uma saúde digna ao cidadão. Vamos economizar para investir na Saúde. Por que saúde não é gasto, é investimento".

O promotor de Justiça em Rondonópolis, Ari Madeira, falou sobre o simbolismo da visita do governador para conhecer o espaço onde serão instalados os novos leitos de UTI. "É o Estado dizendo que tem governo, que procura saber onde e como irá aplicar a verba. Para isso formaremos uma comissão em conjunto com o Consórcio Regional e a Secretaria de Estado de Saúde que irá acompanhar, fiscalizar as ações e aplicações das verbas do governo", completou.

Com a entrega do novo espaço físico do Hospital Regional de Rondonópolis, a equipe da OSS São Camilo passará para a fase de instalação dos equipamentos médicos, aquisição dos materiais e medicamentos a serem utilizados especificamente por pacientes de UTI, e contratação dos profissionais que irão trabalhar nos novos leitos. O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, ressaltou a importância da abertura dos novos leitos para a região. "Estamos iniciando o processo de fortalecimento e regionalização da saúde no interior do estado, e a instalação desses novos 10 leitos vem ao encontro da política de descentralização que está adotada pelo Governo do Estado", concluiu.

O Hospital Regional de Rondonópolis, gerido atualmente pela OSS São Camilo Saúde, é referência em traumato-ortopedia para 19 municípios da região Sul do estado (Rondonópolis, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro). Realiza atendimento em anestesiologia, angiologia, cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, pediátrica e plástica restauradora, clínica médica, gastroenterologia, infectologia, medicina do trabalho, nefrologia, neurocirurgia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringológica, pediatria, proctologia, terapia intensiva e urologia.

Atualmente a unidade conta com 118 leitos, incluindo 10 de UTI adulto. Com a inauguração dos novos leitos de UTI, o HRR passará a contar com 128 leitos, sendo 20 de UTI Adulto. O corpo clínico é composto por 103 pessoas, além de 650 colaboradores, entre servidores e contratados.

Durante todo o ano de 2014 foram realizados 10.500 atendimento de urgência e emergência, em uma média de 800/mês. Já no caso dos exames, foram realizados 172.100 procedimentos no ano passado. Também em 2014 foram realizadas 5.695 cirurgias, uma média de 483 procedimentos/mês.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO