Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Dilma diz que líderes têm de saber priorizar interesses do país

06.10.2015
15:15
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (6) que as lideranças do país têm de perceber quando colocar os interesses do país acima de outros interesses.

Dilma participou no início da tarde desta terça de cerimônia no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, em Brasília. No evento, ela assinou decreto que favorece micro e pequenos empreendedores nas compras governamentais.

"Para mim, um país do tamanho do Brasil, para ser democrático, tem de exercer a democracia e a sua capacidade de se articular. Este país tem de perceber, e suas lideranças têm de  perceber quando os interesses do país devem ser colocados acima de todos os outros interesses", afirmou a presidente.

Ao falar sobre a defesa dos interesses do país, Dilma ressaltou a importância das micro e pequenas empresas para a economia do Brasil, responsáveis pela “verdadeira revolução” na sociedade. Em um dos trechos de seu discurso, a presidente pediu que as pessoas comprem desse tipo de empresário.

“E uma grande democracia só se constrói quando ela atinge o mais profundo da sociedade, quando este país, composto por trabalhadores, estudantes, tiver lá dentro da sua alma, no seu mais profundo ser, a presença de uma gama de milhões de pequenos e micro empreendedores”, afirmou.

Dilma também dedicou parte do discurso a elogios ao ex-ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif Domingos. Com a reforma administrativa, anunciada na semana passada, a pasta perdeu status de ministério e suas funções foram incorporadas à nova Secretaria de Governo, que terá Ricardo Berzoini à frente.

Ao dirigir-se a Afif, Dilma disse que a homenagem a ele dá a ela a certeza de que ele dará “uma verdadeira volta por cima”. A presidente o convidou a assumir o conselho que gerencia o programa Bem Mais Simples Brasil, responsável por elaborar estratégias para desburocratizar o funcionamento das micro e pequenas empresas no país.

'Soldado' de Dilma

Presente no evento, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), se dirigiu a Dilma e disse a ela que poderia considerá-lo um “soldado” nos esforços para "superar desafios e construir uma cidade e um Brasil melhor para todos".

O PSB, partido do governador, integrou a base aliada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante todo seu mandato (2003-2010) e, no ano passado, rompeu com o governo federal, quando o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos decidiu concorrer ao Palácio do Planalto.

"[Precisamos avaliar] o que nós precisamos aprovar no Congresso Nacional para que possamos prosperar, desenvolver, para que Brasil possa resgatar sua capacidade de desenvolver", declarou. "De nossa parte, senhora presidenta, a senhora terá um soldado no sentido de construir essas condições para que a gente possa superar os desafios e construir uma cidade e um Brasil melhor para todos."

Decreto

O decreto assinado por Dilma nesta terça prevê que licitações de até R$ 80 mil serão exclusivas para as micro e pequenas empresas; preferência para os micro e pequenos empreendedores como critério de desempate em processos licitatórios; e subcontratação de micro e pequenas empresas nas licitações de bens, serviços e obras do governo federal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO