Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Dilma embarca de volta ao Brasil após quatro dias de agenda nos EUA

02.07.2015
10:37
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Após passar os últimos quatro dias cumprindo uma série de compromissos em três cidades dos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff embarcou na noite desta quarta-feira (1º) de volta ao Brasil. A viagem dela ao país marcou a retomada do diálogo entre os dois governos.

Dilma chegou ao país no último sábado (27) e desembarcou em Nova York. Na cidade, ela se reuniu no domingo (28) e a segunda (29) com empresários de diversos setores e apresentou a eles o Plano de Investimento em Logística, que prevê concessões em aeroportos, portos, rodovias e ferrovias.

Nesta terça, ocorreu a chamada "visita de governo" ao país. Um ano e nove meses após cancelar a visita de Estado – a mais alta na diplomacia – que faria aos Estados Unidos, em razão das denúncias de espionagem, Dilma fez a primeira visita oficial à Casa Branca. Na sede do governo norte-americano, ela se reuniu com o presidente dos EUA, Barack Obama.

Após o encontro, os dois fizeram declaração à imprensa. No East Room (Salão Leste) da Casa Branca, entre outros pontos, Dilma anunciou a meta de zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030. Em sua fala, Barack Obama demonstrou interesse do país em disputar as concessões previstas no Plano de Investimento em Logística.

Ao longo desta quarta, a presidente se reuniu com empresários do setor aeroespacial e visitou o Complexo Google e o Centro de Pesquisas da Nasa, agência especial norte-americana. Na Califórnia, Dilma também se encontrou com a ex-secretária de Estado dos EUA Condoleezza Rice, que ocupu o cargo durante o governo de George Bush.

Oportunidades no Brasil

Dilma participou nesta terça da cerimônia de encerramento da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, em Washington. Em seu discurso, de 25 minutos, ela defendeu as oportunidades de investimento no Brasil e afirmou que o país está "aberto" aos investidores estrangeiros.

"O Brasil quer o setor privado atuando de forma clara em todas as áreas [do plano de concessões]. Oportunidades existem e nós estamos atraindo investidores. Investidores de vários países e, espero, também daqui dos Estados Unidos. [...] O Brasil está aberto. O Brasil é um país aberto à diversidade dos investidores estrangeiros que, assim como a diversidade das nossas relações com o mundo, expressa os costumes que temos no Brasil", disse a presidente na ocasião.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO