Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Dilma recebe nesta sexta a presidente sul-coreana em Brasília

24.04.2015
10:22
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A presidente Dilma Rousseff receberá na manhã desta sexta-feira (24) no Palácio do Planalto a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. Segund Itamaraty, o encontro vai servir para o Brasil e o país asiático estreitarem parcerias comerciais e oportunidades de investimento.

Segundo o subsecretário-geral Político do Ministério das Relações Exteriores,  embaixador José Alfredo Graça Lima, nove acordos serão assinados entre os dois países, nas áreas de energia, tecnologia da informação, da saúde e educação. A pauta da visita também abrange o Programa Ciência sem Fronteiras, que já enviou 449 estudantes brasileiros à universidades coreanas.

"É uma economia que representa para o Brasil um parceiro com muito potencial. A visita da presidente certamente vai confirmar essas expectativas de aprofundamento das relações", afirmou o embaixador em entrevista coletiva.

O encontro faz parte de uma série de visitas oficiais da presidente sul-coreana à America Latina, iniciada na última quinta-feira (16). Ela já passou pela Colômbia e pelo Chile antes de ir para o Brasil. Depois da capital federal, ela visitará São Paulo.

Essa é a primeira vez que a presidente Park Geun-hye realiza viagem oficial ao Brasil. A última visita de um presidente sul-coreano ao Brasil foi em 2008.

Balança comercial

Embora a Coreia do Sul seja responsável por US$ 3 bilhões em investimentos no Brasil, sendo o sétimo maior parceiro comercial no mundo e o Brasil o maior parceiro comercial da Coreia do Sul na America Latina, o embaixador José Alfredo Graça Lima destacou que o saldo comercial ainda é desfavorável ao mercado brasileiro.

"Existe um saldo comercial desfavorável ao Brasil. Talvez por conta da pauta de comércio brasileiro muito concentrada em produtos de base", explicou. Ainda de acordo com Graça Lima, o desafio para um maior equilíbrio na balança é "diversificar a pauta comercial". Para tanto, é apostado em um esforço de "abrir o mercado coreano para a carne suína do estado de Santa Catarina".

"Há dificuldades, porque a Coreia não aceita ainda o princípio da regionalização. Mas o produto brasileiro é mundialmente reconhecido pela sua competitividade e alta qualidade", explicou o embaixador. "Não há nenhuma razão para que ele seja excluído do mercado coreano", concluiu.

Visita a São Paulo

Ainda na sexta-feira (24), a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, participará em São Paulo de um encontro empresarial. No dia seguinte, Park será recebida por representantes da comunidade coreana no Brasil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO