Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Eleições no PA irão contar com mais de 300 pontos de transmissão

15.09.2014
11:06
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Transmissão de dados via satélite agiliza contagem de votos pelos Tribunais Regionais Eleitorais nos estados.
As eleições deste ano no Pará irão contar com 332 pontos de transmissão de dados das urnas eletrônicas via satélite, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O aparato é necessário para que as localidades mais distantes e que não possuem sistemas de comunicação eficientes possam transmitir os votos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o TSE, o Pará é o segundo estado com mais locais a receber esse tipo de tecnologia, perdendo somente para o Amazonas, que conta com mais de 380 áreas.

Os municípios do estado que mais receberão pontos de transmissão durante as eleições de 2014 serão Santarém, no oeste paraense, com 33 pontos, Chaves, na região do Marajó, com 20 pontos, e São Félix do Xingu, no sudeste paraense, com 14 pontos de transmissão.

Ainda segundo o TSE, no Pará, uma das áreas de mais difícil acesso está localizada na aldeia indígena Wai-wai, próxima do município de Oriximiná, no oeste paraense. Para os equipamentos chegarem à localidade é preciso viajar 16 horas de barco até as cachoeiras do entorno da aldeia. Após esse ponto, são necessárias outras 14 horas de voadeira, espécie de lancha, normalmente pilotada apenas por índios, que conhecem a região.

Utilizada desde as eleições municipais de 2008, a transmissão via satélite é feita nas seções eleitorais instaladas em aldeias, terras e reservas indígenas, seringais, comunidades ribeirinhas, colônias, quilombos, assentamentos, zonas rurais e vilarejos isolados em todo o Brasil.

Os pontos de transmissão são equipados com antenas que se comunicam diretamente com satélites, que enviam os dados para o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, que identifica o Estado de origem e transfere o boletim de urna para o respectivo Tribunal Regional.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO