Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Envio de policiais federais a Jogos do Rio não afetará Lava Jato, diz ministro

22.06.2016
10:43
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou nesta quarta-feira (22) que o remanejamento de policiais federais para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos no Rio não vai afetar o andamento da Operação Lava Jato. Segundo ele, o compromisso foi firmado com o juiz Sérgio Moro e procuradores e policiais federais da força-tarefa da investigação em visita dele a Curitiba na terça.

As declarações do ministro foram feitas após encontro entre represantes da Defesa, das Forças Armadas, do Gabinete de Segurança Institucional e do governo do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (22) no Comando Militar do Planalto, em Brasília.

Moraes afirmou que o objetivo da visita era demostrar o “total apoio concreto” do Ministério da Justiça e do presidente em exercício, Michel Temer, à Lava Jato. “Se houver necessidade de mais peritos, policiais, infraestrutura é só solicitar que o Ministério da Justiça irá imediatamente colocar à disposição”, disse.

“Nós vamos obviamente lotar mais policiais no Rio de Janeiro, mas sem nenhum prejuízo da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba. Vamos retirar de outros locais porque a prioridade da Polícia Federal e do Ministério da Justiça neste momento em termos de investigação de combate à corrupção é a Operação Lava Jato.”

O ministro também considerou imprescindível o aporte de R$ 3,9 bilhões da União ao Rio de Janeiro para que possam investir em segurança durante os Jogos. O “apoio financeiro” foi estabelecido em uma medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta terça.

Segundo Moraes, o apoio é consequência da situação econômica do Rio de Janeiro e não deve ser estendido para outros estados. Na semana passada, o estado fluminense decretou calamidade pública em razão da crise financeira nas contas públicas.

Mais militares no RJ

Após o evento, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que o ministério vai conceder ao Rio de Janeiro o apoio de mais militares para fazer a segurança do evento. O número, no entanto, não foi definido pela pasta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO