Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Especialista destaca importância do aleitamento materno

01.08.2014
16:32
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Imagem ilustrativa
Existe uma série de obstáculos para a adequada amamentação do bebê, entre eles: tabus e desinformação. No entanto, são relevantes os ganhos para a saúde dos recém-nascidos, como das mães. “Em razão disso, para garantir que o bebê seja amamentado até - pelo menos - o sexto mês de vida orientar as mães é essencial”, coloca a presidente do Sindicato dos Nutricionistas no Rio Grande do Sul - Sinurgs, nutricionista Clínica e Social Maria Terezinha Oscar Govinatzki*. A nutricionista alerta que o leite materno agrega, além de componentes nutricionais, elementos anti-infecciosos essenciais  para o saudável desenvolvimento neurológico dos bebês.
 
Ela chama a atenção para a orientação da Academia Americana de Pediatria, publicada em 2012, que determinou: a criança, uma vez amamentada pelo tempo indicado, reduz em 72% a possibilidade de desenvolver infecções respiratórias e a incidência em 64% de diarreias. Soma-se ao fato que a chance de desenvolver a obesidade na vida adulta é reduzida.
 
Maria Terezinha aponta para a existência de estudos que encontraram uma substância presente no leite, denominada Hamlet (human alpha-lactalbumin made lethal to tumor cells), que combate o surgimento de células tumorais. Por outro lado, ao amamentar a mulher libera hormônio que auxilia o útero a voltar mais próximo do seu natural, reduzindo o risco de hemorragias no pós-parto ou até mesmo infecções. “A mãe também perde peso mais rápido, tem menos chances de desenvolver câncer de ovário, de mama e diabetes tipo 2”, afirma.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO