Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Estudantes contam como simulado do Enem ajudou a entrar na faculdade

07.08.2014
09:39
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Lucas Rodrigues usou o Geekie Games para estudar para o Enem e hoje cursa matemática na UFC
Estudantes que usaram a plataforma Geekie Games para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado dizem que a ferramenta foi essencial para que eles conseguissem uma boa pontuação na prova e tão sonhada vaga na universidade. Neste ano, a plataforma já está aberta e os alunos poderão testar seus conhecimentos no primeiro simulado online até o dia 31 de agosto.

A plataforma, de uso gratuito, oferece um plano de estudos personalizados para cada usuário e três simulados do Enem para ajudar na preparação dos estudantes. Outros dois simulados estarão disponíveis entre os dias 1º de setembro e 30 de setembro, e 1º de outubro e 9 de novembro.

Para participar, é preciso fazer um cadastro grátis no próprio site. A primeira atividade sugerida é um teste diagnóstico. O candidato então recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.

Do interior do Ceará, da cidade de Icó, Manoel Bonfim Cruz de Lima, de 18 anos, cursa biomedicina na Universidade Maurício de Nassau, em Fortaleza, com 100% de bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Ele também foi aprovado em biomedicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas optou por estudar em Fortaleza por estar mais próximo de casa.

Manoel sempre estudou na rede pública e teve dificuldades para conseguir aprender o conteúdo exigido na prova do Enem. “Minha escola era horrível, funcionava junto com uma oficina, era muito difícil estudar, um calor insuportável, mas eu consegui ir para frente. No ensino fundamental dois faltava muito professor, aí aprendi a estudar sozinho, era a única maneira de conseguir algo.”

O estudante descobriu o Geekie Games por uma divulgação feita na escola. “Fiz o primeiro simulado e gostei porque você aprende brincando. Usava na escola e foi o diferencial para minha vida. Comprometimento e foco ajudaram, mas se não fosse o Geekie não estaria onde estou.” Ele atribui à plataforma o fato de ter conseguido tirar uma boa nota do Enem e conseguido a vaga na faculdade.

Matemática no Ceará

Lucas Rodrigues da Silva, de 18 anos, também é do Ceará, da cidade de Beberibe, e usou o Geekie Games durante os estudos no passado para conquistar uma vaga no curso de em matemática na Universidade Federal do Ceará (UFC). Lucas fazia um curso técnico de eletrotécnica junto com o ensino médio regular ambos na rede pública.

“Soube do Geekie pela escola e pedi que deixasse me deixassem participar dos outros simulados. A escola me liberava das aulas para fazer os simulados. Ficava até 5 horas por dia, fazia os exercícios, assistia as aulas, me ajudou muito.”

Hoje Lucas está dando aulas como monitor de matemática em escolas públicas do Ceará. “Indico a plataforma, estudar vale a pena, e ensinar também vale.”

Medicina na Paraíba

Kelton Dantas Pereira, de 22 anos, é do interior da Paraíba, da cidade de Pombal, e cursa medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, com bolsa do Prouni. Ele cursou a educação básica na rede privada como bolsista, fez dois anos de cursinho e estudou mais um ano sozinho em casa, quando usou a plataforma do Geekie Games.

“O Geekie me ajudou muito, parecia que não estava estudando. Era um jeito novo de aprender. Fazia as questões e dava pra ver onde estava errando, os assunto que precisam ser mais trabalhados”, afirma.
Kelton pretende divulgar a ferramenta em escolas da rede publicada Paraíba para que outros alunos também treinem seus conhecimentos para o Enem. “A educação é importante demais e as pessoas não sabem usar os recursos disponíveis.”

As provas

O Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro para um número recorde de inscritos: 8.721.946 estudantes. No ano passado, mais de dois milhões de estudantes se cadastraram, e 600 mil deles utilizaram o sistema ativamente. "Em 2013 a plataforma ficou aberta por 60 dias. Agora serão cinco meses até o Enem. Esperamos ter mais de 3 milhões de alunos cadastrados", diz Claudio Sassaki, co-fundador da Geekie.

Segundo a empresa, a análise do desempenho dos alunos cadastrados que fizeram todos os simulados em 2013 mostra que tiveram uma melhora de 25% a 30% na nota. Além disso, 20 secretarias estaduais já firmaram acordo para oferecer o conteúdo aos alunos da rede pública.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO