Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Everest: ao menos 12 morrem e 5 desaparecem em deslizamento

18.04.2014
08:59
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Pelo menos doze xerpas nepaleses morreram nesta sexta-feira ao serem soterrados por um deslizamento quando iam a um dos acampamentos base no Everest. Outros dois guias nepaleses estão feridos e mais cinco estão desaparecidos, informou uma fonte do corpo de Montanhismo do Nepal.

A avalanche foi a que mais teve mortes em oito anos. O deslizamento aconteceu por volta das 7h (horário local, 1h15 de Brasília) a cerca de 6.200 metros de altitude quando 50 montanhistas, em sua maioria xerpas nepaleses, iam do acampamento base I para o II, afirmou um alto comando do corpo de Montanhismo, Tilak Ram Pandey.

As equipes de resgate, que confirmaram que entre os desaparecidos não se encontra nenhum estrangeiro, foram para a região onde aconteceu o acidente.

O número de mortos pode aumentar, pois os operadores de turismo não confirmaram se há mais montanhistas desaparecidos, informou um funcionário do ministério do Turismo nepalês, Madhu Sudan Burlakoti.

Um porta-voz das equipes de resgate, Lakpa Norbu Sherpa, afirmou ao jornal "Ekantipur" que o número de vítimas fatais é de 14 e que 13 dos corpos foram recuperados, enquanto "um deles não poderá ser transportado até amanhã devido ao mau tempo".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO