Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Falso cardeal continua preso em SP e será deportado para Alemanha, diz PF

22.11.2014
07:50
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O alemão Wolfgang Schuler, de 66 anos, que atuava como falso cardeal, será deportado para seu país de origem, segundo informações da Polícia Federal divulgadas nesta sexta-feira (21). O homem está preso na sede da PF, na Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. A deportação para a Alemanha vai ocorrer no prazo de até 15 dias.

O estrangeiro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal na quinta-feira (20) após ter sido detido durante a manifestação do Dia da Consciência Negra, na Avenida Paulista. Segundo a PF, o alemão foi detido pela Polícia Militar por não portar documentos.

Durante sua passagem pelo estado de São Paulo, Schuler foi recebido em igrejas, onde se apresentou como visitador apostólico. Segundo a Arquidiocese da capital paulista, ele teria celebrado missas e ouvido confissões em cidades do interior.

O homem que circulava por igrejas se apresentando como arcebispo de São Paulo já respondia pelo crime de falsidade ideológica na Bahia desde 2003. E, por causa desse crime, a Justiça da Bahia autorizou a deportação.

Como o falso cardeal poderia desaparecer caso fosse liberado, a PF solicitou nesta sexta-feira a prisão do alemão para efetivar sua deportação. O pedido foi deferido pela Justiça Federal. A PF também solicitou ao Consulado da Alemanha em São Paulo a expedição de documento de viagem, para a efetivação da deportação.

Alerta
O Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, divulgou nota no último dia 7 de novembro para todos os padres sobre um falso cardeal que circulava por paróquias de São Paulo. Segundo informações da Arquidiocese, o falsário chegou a ir a Paróquia São Paulo da Cruz (Igreja do Calvário), em Pinheiros, Zona Oeste da capital, e pediu ajuda financeira.

O homem negou que tenha cometido algum crime. No comunicado, Dom Odilio diz que o falso padre esteve também se apresentou como monge. Segundo a arquidiocese, o falso padre foi preso duas vezes na Bahia.

De acordo com a Arquidiocese de São Paulo, o falso cardeal foi à casa do cardeal arcebispo Dom Odilo, no bairro da Luz, no Centro da capital, no início do mês. Ele se apresentou como bispo alemão e disse que foi enviado pelo Vaticano para investigar o Clero. Na ocasião, ele pediu dinheiro para se manter.

A Arquidiocese entrou em contato com a Igreja Alemã e descobriu que Dom Franz-Josef Bode, bispo de Osnabrück, dado nome pelo falsário, não tinha vindo ao Brasil. Em seguida, a Arquidiocese registrou um boletim de ocorrência por falsidade ideológica e emitiu o comunicado alertando os párocos.

O falso cardeal chegou a se apresentar como Fr. André Cardeal von Hohenzollern, da Ordem dos Cartuxos, Arcebispo nomeado de São Paulo. Ele usava uma túnica e estola no braço.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO