Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Fiscalização encontra carne vencida e armazenada inadequadamente em Londrina

23.03.2017
16:01
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Vigilância Sanitária de Londrina, no norte do Paraná, encontrou mais de 100 kg de carne e embutidos que estavam vencidos ou armanezados em temperatura inadequada, sendo que alguns produtos somavam as duas irregularidades. Três dos 30 mercados de médio e grande porte visitados pela fiscalização, na manhã desta quinta-feira (23), tinham problemas em produtos expostos ao consumidor.

Em balanço apresentado no início da tarde desta quinta, a Vigilância Sanitária informou que não vai divulgar o nome dos mercados onde as irregularidades foram encontradas, e que serão abertos processos administrativos sanitários contra as empresas.

As carnes foram retiradas de venda e devem ser inutilizadas apenas ao fim do processo administrativo, ainda conforme a vigilância.

O valor das multas aplicadas aos mercados pode variar de R$ 200 a R$ 22 mil, dependendo da quantidade de carne com problema. Também é considerado se o mercado é reincidente no tipo de irregularidade identificada.

A Vigilância Sanitária não soube dizer se os produtos irregulares têm relação com os 21 frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca.

Veja os produtos apreendidos e as quantidades :
- 37 kg de frango;
- 31 kg de bacon;
- 10 kg de bacalhau;
- 30 kg de embutidos.

O órgão não divulgou a quantidade de produto apreendida em cada mercado, nem a irregularidade de cada uma das carnes.

A fiscalização
Fiscais da Vigilância Sanitária estavam nas ruas desde cedo pra vistoriar os produtos que os consumidores levam para casa. O mesmo trabalho já vinha sendo feito em várias cidades após as irregularidades identificadas pela Operação Carne Fraca.

Os servidores foram divididos em seis equipes, que partiram ao mesmo tempo para várias regiões da cidade.

A intenção é fiscalizar 60 mercados de médio e grande porte, na ação que é um desdobramento de operações realizadas em cidades como Curitiba e Maringá, também na região norte.

Em Londrina, o trabalho demorou para começar porque a Vigilância Sanitária aguardava mais orientações do Ministério da Agricultura. Os dados ainda não chegaram, mas devido ao aumento no número de ligações com dúvidas e reclamações, o órgão decidiu ir para as ruas.

De acordo com o coordenador de alimentos da Vigilância Sanitária, Pedro Afonso, pode haver autuação, notificação e coleta de produtos, dependendo do tipo de problema encontrado.

“É papel nosso, enquanto Vigilância Sanitária, garantir que produtos que estão expostos à venda estejam em condições para consumo”, explicou.

A ordem é conferir a origem das carnes, condições de armazenamento, temperatura e prazo de validade. Além das gôndolas, também serão vistoriados os depósitos dos mercados.

A fiscalização em Londrina não se restringe às marcas investigadas pela Polícia Federal (PF). O trabalho foi ampliado para verificar também a qualidade da carne de pequenos e médios produtores de sítios e fazendas da região.

Em um dos mercados fiscalizados, a vigilância não encontrou carnes dos frigoríficos com suspeita de irregularidade. Toda produção é própria e a direção aproveita pra faturar em meio à crise.

Cartazes anunciam que a carne é de confiança e têm dado resultado. As vendas aumentaram 50% nesta semana e a contratação de mais açougueiros foi agilizada pra dar conta a clientela. São aproximadamente 200 novos clientes para a loja.

Em 2017, nenhum mercado de Londrina havia registrado irregularidades na venda de carnes. Já nos açougues, a fiscalização ficará para uma segunda etapa porque a maioria não revende produtos de frigoríficos investigados pela PF.

A Vigilância Sanitária garante que as operações serão mais frequentes de agora em diante.

Outras fiscalizações
O Procon de Cambé, cidade vizinha de Londrina, anunciou que também está iniciando uma fiscalização. Os alvos são prazos de validade e condições de armazenamento.

Em Arapongas, também na região norte, equipes do Ministério da Agricultura fiscalizaram um frigorífico, na manha desta quinta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO