Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Fundação Palmares comemora 28 anos com atividades culturais

23.08.2016
11:33
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Fundação Palmares promove cultura negra

    nSérie de atividades incluem lançamento de livros, exposição fotográfica, shows e exibição de filmesn

A Fundação Cultural Palmares (FCP), primeira instituição federal dedicada à proteção, à preservação e à promoção da cultura negra no Brasil, completa 28 anos de criação nessa segunda-feira (22). Em comemoração, a FCP, que é vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), promoverá, até sexta-feira (26), uma série de atividades que incluem lançamento de livros, exposição fotográfica, shows e exibição de filmes, entre outros.

"Estamos comemorando 28 anos de um dedicado trabalho em busca de valorizar e garantir o reconhecimento da influência da cultura negra na formação social brasileira", destaca o presidente da FCP, Erivaldo Oliveira.

"Sem a presença da negra e do negro, o Brasil teria outra cara e outro espírito, já que as culturas de matriz africana se expressam fortemente por meio da culinária, da língua, da religiosidade, das vestimentas, das danças e dos cantos", aponta.

Mesmo assim, observa Oliveira, ainda hoje, inúmeras expressões da cultura afro-brasileira continuam invisibilizadas e sub-representadas, seja nos espaços públicos, seja nos meios de comunicação ou no mercado cultural.

"Além disso, muito pouco ainda se sabe sobre a história e a cultura negra no Brasil, o que contribui para a reprodução de preconceitos e discriminações, de um lado, e a falta de autoestima da população negra, do outro", afirma. "Já obtivemos conquistas nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho pela frente", ressalta.

Mapeamento

Segundo Oliveira, uma das prioridades da FCP na atual gestão é chegar à ponta, aos municípios. "Para isso, uma de nossas estratégias é a reestruturação das representações regionais da Palmares, que hoje existem em seis estados", informa. Outra ação importante em curto prazo é o mapeamento das casas de matriz africana de candomblé e umbanda. "O piloto será executado aqui no Distrito Federal, mas a ideia é replicar em outras unidades federativas do País", destaca.

Outra prioridade, destaca o presidente da FCP, é criar e estreitar relações com outros órgãos estratégicos, como as universidades. "A ideia é desenvolver parcerias para a realização de pesquisas que são fundamentais para a elaboração e execução de políticas públicas mais eficazes. A cultura afro-brasileira é imensamente diversificada e as universidades e institutos federais podem nos ajudar a conhecê-la melhor", avalia.

Programação cultural

O cinema com temática afro-brasileira também estará presente às comemorações. Até sexta (26), serão exibidos: Besouro (segunda), Kiriku e a feiticeira (terça), 12 anos de escravidão (quarta) e Vista minha pele (sexta). As sessões serão sempre das 15h às 17h, no Auditório da Fundação Cultural Palmares.

Outra atração da programação de aniversário é a exposição fotográfica Raízes, que tem como tema o cabelo e seu papel na construção da identidade da mulher negra. As fotos, feitas com 12 mulheres, são resultado de um trabalho de conclusão de curso universitário da fotógrafa Sophia Costa. Visitas à exposição, também instalada na sede da FCP, podem ser feitas até sexta-feira (22), das 9h às 17h.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO