Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Gêmeo siamês que sobreviveu a cirurgia sai de UTI para ir a clínica

06.03.2015
09:47
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Pai postou foto de Heitor em câmera de oxigênio
O menino Heitor Ledo Rocha Brandão, de 5 anos, saiu pela primeira vez do Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, após a cirurgia em que foi separado do irmão siamês.  Na quinta-feira (6), Heitor deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ir a uma clínica especializada, também na capital. Ele retornou ao HMI após aproximadamente duas horas.

Segundo boletim médico divulgado pelo hospital no fim da tarde, o garoto permanecia em estado grave, porém estável. O paciente respira com auxílio de oxigênio inalatório, não apresenta febre e se alimenta por dieta líquida e pastosa via oral. A unidade não tem previsão de alta para Heitor.

A visita do garoto à clínica teve como objetivo a realização de um tratamento que deve reforçar a cicatrização da cirurgia. Nas redes sociais, o pai do menino, o professor Delson Brandão, postou fotos de Heitor em uma câmara de oxigênio.

Separação

A cirurgia de separação de Heitor e o irmão Arthur Brandão ocorreu no dia 24 de fevereiro e durou cerca de 15 horas. Arthur morreu três dias depois, após sofrer duas paradas cardíacas.

Os gêmeos eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia, compartilhando o fígado e genitália. Desde que nasceram, eles eram preparados para a cirurgia de separação. Os siameses passaram por 15 procedimentos cirúrgicos, entre eles alguns para implantação de expansores no corpo para que tivessem pele suficiente para a separação. Os meninos só alcançaram as condições necessárias para a cirurgia neste ano.

Segundo o pai dos gêmeos afirmou na segunda-feira (2), o filho sobrevivente não perguntou mais do irmão após sua morte. Em um texto postado em uma rede social, ele diz acreditar que o filho "sabe ou sente" que o irmão não está mais ali e que só vai contar o que ocorreu quando Heitor questionar onde está o irmão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO