Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Governo do DF decreta 3 dias de luto oficial por morte de Teori Zavascki

20.01.2017
09:42
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O governador Rodrigo Rollemberg decretou três dias de luto oficial no Distrito Federal por causa da morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). A homenagem foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (20).

Nesses três dias, a bandeira à frente do Palácio do Buriti é hasteada a meio mastro. Também devem repetir o gesto bandeiras em repartições públicas, estabelecimentos de ensino e sindicatos. De forma prática, não há mudança no funcionamento de escolas ou de atividades públicas.

O relator da Lava Jato morreu aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social, às 18h05 desta quinta.

Identificação
Os corpos de Teori, do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras e de uma mulher ainda não identificada chegaram no início da madrugada desta sexta ao Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis (RJ) para perícia.

As equipes de resgate retomaram as buscas na manhã desta sexta. Além da retirada das vítimas, a operação deve fazer o içamento da aeronave. Não chove nesta manhã em Paraty, mas o tempo permanece nublado, o que pode dificultar os trabalhos.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal vão investigar as circunstâncias da queda.

Por volta das 2h, o carro do IML com três corpos deixou a marina de Paraty com destino a Angra dos Reis.

O acidente
O avião prefixo PR-SOM era um modelo Hawker Beechcraft King Air C90 e pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos.

Segundo a assessoria de comunicação da Infraero, a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, e caiu próximo à Ilha Rasa, a 2 km de distância da cabeceira da pista do aeroporto da cidade fluminense. O avião é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

A Anac informou que a documentação da aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que tomou conhecimento da queda de uma aeronave na altura da Ilha Rasa por volta das 13h45 desta quinta-feira.

Imediatamente, a Agência da Capitania dos Portos em Paraty (AgParaty) enviou ao local do acidente uma equipe, para prestar apoio na busca aos tripulantes da aeronave.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO