Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Governo oferece jantar a deputados para garantir aprovação da PEC 241

24.10.2016
11:39
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Na semana que antecede o segundo turno das eleições municipais, o governo Michel Temer oferece um jantar à base aliada na noite desta segunda-feira (24) visando garantir que os deputados estejam em Brasília nesta terça para aprovar em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para o gasto público.

O jantar será realizado na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e contará com a presença de Temer.

“É um jantar mais informal. É mais para termos a base toda hoje já em Brasília para que possamos votar a PEC amanhã o mais cedo possível”, disse o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE).

A PEC do teto estabelece que por até 20 anos a despesa pública cresça no máximo o equivalente à taxa de inflação do ano anterior. Para ser enviada ao Senado, os deputados precisam aprovar o texto com pelo menos 308 votos favoráveis.

No primeiro turno, o texto recebeu apoio de 366 parlamentares. O líder do governo disse esperar um placar semelhante na votação desta semana.

“Mapeamos e conversamos com deputados durante todo o fim de semana e a expectativa é de votação um pouquinho melhor que no primeiro turno”, afirmou.

No jantar, segundo Moura, devem estar presentes, além de Temer, os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Segundo ele, Temer deve fazer uma fala sobre o projeto e agradecer a votação do primeiro turno.

De acordo com o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), está prevista a entrega aos deputados de uma espécie de cartilha explicativa sobre o teto dos gastos. “O jantar tem uma função política e didática”, disse.

No início de outubro, Temer ofereceu um jantar para a base aliada às vésperas do primeiro turno da votação da PEC do teto. Para líderes da base, encontros como esses facilitam a interlocução do Palácio do Planalto com o Congresso.

“É mais um gesto que revela respeito, coesão”, disse o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA). “Não havia interlocução do Congresso com o governo anterior. O Temer faz isso com prazer”, complementou o líder do DEM, Pauderney Avelino (AM).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO