Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Granizo atinge cidades gaúchas, danifica casas e cobre ruas de branco

14.07.2016
14:17
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Granizo parte da BR-116, em Novo Hamburgo
Diversos municípios do Rio Grande do Sul, especialmente no Norte, Vales do Rio Pardo, Paranhana e Taquari, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, registraram queda de granizo entre a noite de quarta (13) e a manhã desta quinta-feira (14). Ao menos 20 cidades registraram o fenômeno. A Defesa Civil está apurando a extensão dos estragos.

Conforme informações dos coordenadores regionais do órgão, que já estão realizando levantamento nas localidades atingidas, os relatos de danos giram em torno de acúmulo de granizo, devido ao entupimento de bueiros e calhas, além de casas alagadas, árvores e postes caídos, falta de energia elétrica e danos às lavouras. Não há registro de feridos ou pessoas fora de suas casas.

Ainda na noite de quarta (13), as cidades de Água Santa, no Norte, e Igrejinha, no Vale do Paranhana, tiveram danos em ao menos 100 casas. São as localidades mais afetadas, conforme a Defesa Civil.

Não-Me-Toque, também no Norte, também foi fortemente atingida. De acordo com a Defesa Civil do município, nunca houve tanto gelo acumulado na cidade. Pelo dez casas foram destelhadas e o trânsito ficou bloqueado em várias ruas. Lonas foram distribuídas aos moradores durante a noite e madrugada.

Em Soledade, o granizo voltou a provocar estragos pela segunda vez na semana. O município está fazendo um novo levantamento da situação. Os prejuízos se concentram no interior da cidade. Ainda teve registro de granizo em Coxilha, Vitor Graeff, Coronel Bicaco e Tio Hugo.

Moradores da Serra também viram granizo. Gramado, Bento Gonçalves e Garibaldi registraram o fenômeno.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, Viamão também teve intensa queda de granizo pela segunda vez nos últimos dias. A cidade já havia sido atingida por um temporal no início da semana. Na ocasião, cerca de duas mil casas foram danificadas. O município já decretou situação de emergência.

Canoas, a cerca de 15 km de Porto Alegre, também teve temporal. Foram atendidas 10 famílias, que solicitaram lonas. No entanto, não há registro de desabrigados.

Já nesta quinta (14), por volta das 7h30, choveu granizo em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. A área mais atingida foi o interior do município, conforme relatos de moradores. Nove famílias receberam lonas. Os maiores prejuízos são buracos nos telhados, provocados pelas pedras. A Defesa Civil ainda está fazendo o levantamento dos danos.

Outra cidade atingida foi Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Por volta das 10h, as pedras cobriram as ruas de branco. Algumas, com mais intensidade, chegaram a quebrar o vidro dos carros.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de queda de granizo ao longo desta quinta-feira (14) entre o Centro e o Norte do estado. Aos poucos as instabilidades vão se afastando e até o fim da noite não deve chover mais no Rio Grande do Sul. A partir da madrugada de sexta-feira (15), a frente fria se descola para os estados de Santa Catarina e Paraná.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO