Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Índios e quilombolas passam a noite em vigília na Câmara

06.10.2015
09:53
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • índios passaram a madrugada na Câmara dos Deputados
Cerca de 150 índios e quilombolas ocuparam o plenário da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na noite desta segunda-feira (5) e passaram a madrugada na Câmara. O ato foi um protesto contra a PEC 215, que retira do poder Executivo e passa para o Congresso o poder de demarcar terras.Os índios também se manifestaram contra mortes violentas em conflitos no campo.

 As luzes do plenario da CCJ foram apagadas e o ar-condicionado foi desligado, mas os manifestantes mantiveram a ocupação assim mesmo. Parlamentares tentaram negociar com o grupo e a polícia legislativa foi acionada. Não houve discussão nem confronto.

“Nós queríamos mostrar a indignação para a população, para a mídia, mostrar o que estamos sentido diante da impunidade, do genocídio [...] Decidimos fazer, então, uma vigília pacífica”, disse Hilário Basaqseco, representante da tribo Xakriabá, de Minas Gerais.

No início da manhã, os índios e quilombolas deixaram a CCJ, mas continuaram fazendo manifestações no Congresso.

A PEC contra a qual eles protestam tramita na Câmara. O texto pode ser analisado nesta semana em uma comissão especial.

Essa não é a primeira vez que índios e representantes de povos tradicionais fazem protesto no Congresso contra a PEC 215. Em abril, eles fizeram ato no plenário da Câmara.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO