Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

'Investirei na atenção básica à Saúde', diz Ângela Portela, do PT, em Roraima

17.09.2014
15:10
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ângela Portela
A candidato ao cargo de governadora de Roraima, Ângela Portela (PT), prometeu que, caso eleita, investirá na Atenção Básica à Saúde, sendo esta a prioridade no mandato. A proposta foi uma das apresentadas durante entrevista à TV Roraima e ao G1, nesta quarta-feira (17), e foi citada após ele responder a perguntas de internautas e telespectadores.

Para diminuir os índices de doenças e evitar superlotação em unidades de saúde, Ângela sugere que o investimento na atenção básica é a solução. "O governo do estado investe apenas 0,6% do seu orçamento na atenção básica e nós pretendemos mudar isso. Eu quero fazer diferente. Por meio de parcerias, pretendo investir nas bases da saúde pública. No meu governo, nós pretendemos cuidar das pessoas antes que elas adoeçam. É mais barato'', pontuou.

Energia

Sobre a energia, a candidata informou que o estado já tem ações do governo federal que está construíndo o Linhão de Tucuruí, que vem do Pará, para Manaus e Boa Vista. "A previsão deste linhão será no início de 2016. Com essa construção, o estado estará interligado com o sistema elétrico nacional. Enquanto o linhão não termina, a Eletrobrás está trabalhando na construção de três termoelétricas, que estarão atendendo provisoriamente a necessidade de energia", disse Ângela.

Tributos

"Queremos modernizar o atendimento tributário em Roraima e o atendimento no posto do Jundiá. É inadimissível que as carne que vêm de fora esperem por um longo tempo para entrar no estado. Isso prejudica os empresários e os consumidores. No meu governo, daremos um prazo maior para o contribuinte e eles também poderão prestar contas por meio da internet", prometeu a candidata.

Ela também afirma que reformará o posto de fiscalização de Jundiá. "Também criarei a escola fazendária para capacitar os servidores que atuam na área tributária.

Educação

Ângela garantiu que pretende investir na Universidade Estadual de Roraima (UERR). "A gente quer fazer com que a nossa Universidade Estadual cresça e melhore, para isso, vamos investir nos professores, na infraestrutura e interiorizar. Levar cursos para todos os municípios e vilas do estado, para expandir a instituição e melhorar a qualidade de ensino", ressaltou.

Sistema prisional

A candidata alega que o atual sistema prisional é precário e há 'presos que saem pela porta da frente'. "Precisamos fortalecer o sistema prisional; realizar concursos, melhorar a segurança e investir de forma mais consciente. Há recursos para isso", sustentou Ângela.

Ela acrescentou que as obras do presídio de Rorainópolis devem ser retomadas. "Este presídio precisa ser concluído. Nosso sistema prisional precisa passar por uma reestruturação em todos os aspectos", frisou.

Servidor público

Questionada sobre as propostas de governo voltadas aos servidores públicos que ganham menos de um salário mínimo, a candidata do PT destacou que vai estabelecer um piso salarial de R$ 1,2 mil. "Nenhum servidor vai ganhar menos de R$ 1,2 mil. Esse é o valor e esse é o meu compromisso", disse Ângela, acrescentando que o servidor público deve ser valorizado e bem remunerado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO