Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Isenção de vistos facilitou a vinda de 40 mil turistas ao Brasil

30.08.2016
18:41
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Isenção de vistos traz mais de 53 mil turistas de quarto países ao Brasil

    A pesquisa ainda aponta que do total, 75% se beneficiaram da facilitação para entrada no País

A isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá possibilitou a visita de mais de 53 mil pessoas ao Brasil entre os dias 28 de julho e 15 de agosto. Os números sobre a temporada dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram divulgados, nesta terça-feira (30), pelo Ministério do Turismo. 

pesquisa aponta que desse total de visitantes, 75% se beneficiaram da facilitação para entrada no País. O número corresponde a 40 mil visitantes estrangeiros que injetaram US$ 48,5 milhões na economia brasileira. Ainda segundo o estudo, 82,2% dos turistas estrangeiros afirmaram que a dispensa do visto facilitaria o retorno ao Brasil. 

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, os números comprovam que a estratégia do governo federal foi acertada e que o turismo será um dos principais legados que ficarão para o País.

“O mundo se encantou com a hospitalidade do brasileiro e com as belezas dos nossos atrativos. Não por acaso, 87% dos visitantes internacionais declararam ter intenção de voltar ao Brasil”, disse Alves.

Economia nacional

De acordo com cálculos do Ministério do Turismo, caso a isenção seja mantida de forma permanente, o impacto na economia nacional alcançará US$ 175,2 milhões ao ano. Esse fator tem como base o aumento de 20% no fluxo de visitantes dos quatro países beneficiados.

A isenção de vistos é uma das bandeiras da Organização Mundial do Turismo (OMT), e a decisão do Brasil foi elogiada por representantes do setor. A World Travel & Tourism Concil (WTTC) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) defenderam publicamente a manutenção da iniciativa após o fim dos Jogos.

Vistos 

A medida que isentou a necessidade de vistos para turistas americanos, japoneses, australianos e canadenses passou a valer em 1º de junho e continuará até 18 de setembro, data do encerramento dos Jogos Paralímpicos. A definição dos quatro países levou em conta fatores como grande quantidade de turistas que vem ao Brasil, gastos desses visitantes no País e baixo risco migratório e de segurança. 

A dispensa foi articulada pelos Ministérios do Turismo, da Justiça e das Relações Exteriores. A iniciativa faz parte da estratégia do Ministério do Turismo em incentivar a entrada de visitantes de países que, só em 2015, foram responsáveis pela emissão de 759.087 turistas, segundo o Anuário Estatístico do Turismo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO