Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

José Dirceu pede ao Supremo acesso à delação de Ricardo Pessoa

04.07.2015
04:43
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os advogados do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso aos depoimentos dados pelo empreiteiro Ricardo Pessoa em seu acordo de delação premiada.

No pedido, protocolado nesta sexta-feira (3), a defesa de Dirceu argumenta que tem interesse em conhecer as peças pelo fato de o nome dele ter sido citado em notícias sobre o escândalo de corrupção da Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato.

Segundo reportagem publicada pela revista “Veja” no último fim de semana, Pessoa afirmou, em seu acordo de colaboração com a Justiça, que sua construtora, a UTC Engenharia, teria pago R$ 3,2 milhões a uma empresa de consultoria de Dirceu por serviços não prestados.

O objetivo seria, ainda conforme o relato da revista, evitar problemas para fechar contratos com a Petrobras. O dinheiro, oriundo de desvios da própria estatal, serviria para pagar “despesas pessoais” e advogados de Dirceu. Ainda segundo a “Veja”, parte dos recursos teriam sido depositados enquanto o ex-ministro cumpria pena de prisão pelo mensalão.

Em nota publicada na última terça (30) no blog de Dirceu, o advogado do ex-ministro, Roberto Podval, afirmou que ele “não teve qualquer influência” na indicação do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, preso e investigado por supostamente operar o desvio de verbas da estatal para pagamento de propina ao PT.

A defesa do ex-ministro também sustenta que os serviços da JD Assessoria e Consultoria, empresa de Dirceu, foram efetivamente prestados para as empreiteiras que os contrataram, especialmente para a abertura de mercados em países latino-americanos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO