Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

José Dirceu vai ser transferido para presídio na Região de Curitiba

02.09.2015
15:45
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • José Dirceu está preso em Curitiba desde 3 de agosto
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, autorizou a transferência do ex-ministro José Dirceu, preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, para o Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O pedido de transferência foi feito pelo advogado Roberto Podval. A decisão do juiz foi publicada por volta das 11h desta quarta-feira (2). Até as 11h30, a PF não tinha informado sobre a data e horário da transferência.

Dirceu está preso na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, desde o dia 3 de agosto. Ele é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) como o responsável pela instituição do esquema bilionário de fraude, corrupção, desvio e lavagem de dinheiro na Petrobras. Ele é suspeito de praticar crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

No pedido de transferência, o advogado Podval justificou que na PF seu cliente não tem os mesmos benefícios oferecidos em um presídio como visitas familiares por um período maior e a possibilidade de ter acesso aos locais mais abertos.

No despacho, Sérgio Moro destacou que "apesar de suas relativas boas condições, a PF não comporta, por seu espaço reduzido, a manutenção de número significativo de presos".

"Tanto por isso autorizei, anteriormente, a remoção de outros presos relacionados à Operação Lava Jato para o Complexo Médico-Penal, local que vem atendendo satisfatoriamente às condições de custódia dos presos provisórios", destacou o juiz.

O magistrado informou ainda que José Dirceu ficará em ala reservada, com boas condições de segurança e acomodação.

Participação em CPI

Convocado para a CPI da Petrobras em Curitiba nesta semana, o ex-ministro José Dirceu decidiu permanecer em silêncio e não respondeu a nenhuma pergunta dos deputados, que vieram à Curitiba para ouvir presos da Operação Lava Jato.

Além de Dirceu, os outros quatro presos convocados para depor na segunda-feira (31) também ficaram calados.

No mesmo dia, durante a tarde, José Dirceu também ficou em silêncio perante à Polícia Federal (PF), em Curitiba. Ele seria ouvido por representantes da corporação, entretanto, por recomendação da defesa, permaneceu calado.

Indiciamento

Nesta esta terça-feira (1º), a PF concluiu dois inquéritos da Operação Lava Jato e indiciou 14 pessoas, entre elas o ex-ministro José Dirceu. Ele foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na conclusão dos inquéritos, o delegado da PF Márcio Anselmo afirmou que há "fartos indícios de que José Dirceu de Oliveira e Silva e outras pessoas a ele relacionadas foram beneficiários diretos de valores objeto de desvios no âmbito da Petrobras, apurados na Operação Lava Jato". A filha e o irmão de Dirceu estão na lista de indiciados.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO