Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Juiz ouve empreiteiros acusados de pagar propina na Petrobras

04.05.2015
09:35
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, deve ouvir empreiteiros acusados de pagar propina a funcionários da Petrobras em duas audiências marcadas para esta segunda-feira (4). O ex-policial Jayme Alves de Oliveira Filho, investigado da Lava Jato, também será ouvido.

 Segundo a Justiça, o grupo de executivos é suspeito de participar do "clube" de empreiteiras, que combinava preços e fraudava licitações da estatal.

Durante a manhã, serão interrogados três ex-funcionários da Camargo Correa: Dalton Avancini, que é ex-presidente, Eduardo Leite, vice-presidente afastado e João Ricardo Auler, presidente do conselho de administração da empresa. A audiência está marcada para começar às 9h30.

Durante a tarde serão ouvidos Ricardo Pessoa, que é dono da UTC, Adarico Negromonte, acusado  de transportar dinheiro de propina para agentes políticos e partidos e de ter ligação com o doleiro Alberto Yousseff, e Márcio Andrade Bonilho, suspeito de ser o operador do esquema envolvendo o Grupo Sanko Sider.

O ex-policial Jayme Alves de Oliveira também será interrogado nesta mesma audiência, prevista para começar às 14h.

Jayme é conhecido como "careca" e chegou a ser preso, mas Sérgio Moro autorizou que ele respondesse ao processo em liberdade. O policial federal, entretanto, foi afastado da corporação e teve que entregar seu passaporte às autoridades.

Ricardo Pessoa e João Ricardo Auler estão entre os nove réus que cumprem prisão domiciliar desde quarta-feira (29). A decisão de soltar os investigados foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), durante uma sessão da Segunda Turma, na terça-feira (28). O ministro Teori Zavascki sustentou que os riscos de novos crimes ou prejuízo às investigações foram reduzidos e podem ser evitados agora com as chamadas medidas cautelares.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Ricardo Pessoa é apontado pelos investigadores como o organizador do "clube" das empreiteiras.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO