Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Justiça Eleitoral faz treinamento de mesários em Boituva

17.09.2014
11:36
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Aulas práticas orientam mesários de Sorocaba
Mesários que deverão atuar no dia de votação das Eleições 2014 em Boituva (SP) participam de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral. Até esta quinta-feira (18), os 550 voluntários e convocados recebem orientações sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e sobre atendimento aos eleitores.

Os mesários são responsáveis por garantir o sigilo do voto e zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação.  O mesário tem a função de receber o eleitor, conferir a assinatura e liberar a urna para o voto.

Todos os mesários exercem trabalho voluntário, não recebem salário da justiça eleitoral, mas tem algumas vantagens como a adição de pontos em caso de desempate em concurso público, além do direito de tirar duas folgas do trabalho referentes a cada dia de eleição e folgas também nos dias de treinamento.

Em Boituva são 38 mil eleitores e 550 mesários. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, Marcos Ferreira de Oliveira, o treinamento é importante para preparar os responsáveis pelas seções eleitorais.

 “Cada eleição tem algumas peculiaridades. A gente procura passar essas informações para eles [mesários] e dar ferramentas necessárias para que possam lidar com as diversas situações do dia da eleição”, explica.

A estudante Vanessa Estefânia Rodrigues irá atuar pela primeira vez como mesária. Ela se cadastrou voluntariamente para participar do pleito. “É um momento importante para nós brasileiros, então, propus a estar aqui para ajudar”, diz.

Já a professora Valéria Holtz da Silva Prata trabalha há mais de 20 anos nas eleições. Começou como suplente e atualmente tem o cargo de presidente da seção em que atua. Ela diz que o treinamento é importante para que não saia nada errado no dia das eleições. “As coisas vão mudando e temos que se atualizar para podermos dar atendimento melhor. Isso para que eleição seja realmente a representação do papel de cada cidadão, o real teor da importância que tem e melhorando”, comenta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO