Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Justiça Eleitoral faz últimos ajustes para 2º turno em Petrolina, PE

23.10.2014
11:49
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Edvanilson Lima, chefe da 145ª Zona Eleitoral em Petrolina
Em visita à Redação do G1, o chefe da 145ª zona eleitoral, Edvanilson Lima, informu que a Justiça Eleitoral está realizando os últimos ajustes para o segundo turno das eleições 2014. As urnas de Petrolina, Afrânio e Santa Maria da Boa Vista, todos os municípios do Sertão pernambucano, já foram carregadas com as informações dos candidatos que concorrem à Presidência da República e estão no pátio da Justiça Eleitoral.

 Nesta sexta-feira (24), elas serão levadas lacradas para o Batalhão da Polícia Militar e distribuídas aos locais de votação na manhã do sábado (25).

No município de Petrolina existem três zonas eleitorais: 83ª, 144ª e 145ª. Somente esta última, que é a maior, possui 265 urnas, segundo Edvanilson Lima. “Temos mais 16 urnas para emergência, caso alguma apresente problema”, explicou Edvanilson.

De acordo com o chefe da 145ª zona eleitoral, este ano o município não teve muitos registros de ocorrências de crimes eleitorais e o número de problemas com as urnas também foi em menor quantidade, se comparado ao das eleições de 2012. “As urnas estão mais modernas e, por isso, estamos mais tranquilos”, disse Edvanilson.

 O chefe da zona eleitoral destacou ainda que o maior problema registrado foi em relação às filas, mas justificou ter sido pela quantidade de candidatos, o que deverá ser eliminado neste segundo turno, visto que é apenas voto para um candidato.

Em Petrolina, segundo Edvanilson, apenas um caso foi registrado de pessoa tentando fazer imagens. “Este caso não foi do eleitor tentando registrar seu voto, mas filmando o trabalho dos mesários. Isso aconteceu em uma das escolas eleitorais do bairro Cohab Massangano. A Polícia Federal foi chamada para investigar a situação e concluiu que não houve crime eleitoral. O rapaz ainda foi levado para a delegacia, mas liberado em seguida”, contou.

Edvanilson disse ainda durante a entrevista que não houve tentativas de fraudes, como ocorria antigamente, quando algumas pessoas utilizavam títulos de outros eleitores para votar. "O sistema de votação está cada vez mais seguro," enfatizou. Apenas uma situação ainda chama atenção, erros na hora dos mesários indicarem o local dos eleitores assinarem e receberem o comprovante de votação. O problema geralmente é causado com pessoas de mesmo nome. É preciso atenção dos mesários e do eleitor.

Para o segundo turno não há treinamento de mesário. Edvanilson destaca que o procedimento de preparação das pessoas que trabalham nas eleições já prevê os dois turnos. A segurança das urnas é feita pela Polícia Militar. “O transporte para os locais de votação jé feita pela PM que já fica até encerrar o processo”, disse.

Os eleitores que não votaram no primeiro turno ou que não justificaram poderão votar no segundo turno. Quem não comparecer para cumprir o dever de cidadão, tem um prazo de 60 dias a partir do primeiro turno para fazer a justificativa na Justiça Eleitoral, que fica na Rua Dona Justina Freire, bairro Vila Mocó em Petrolina.

Biometria à caminho

Petrolina começa a ter biometria a partir das próximas eleições. Segundo Edvanilson, o cadastro dos eleitores será iniciado em novembro. O prazo para que todos os municípios brasileiros tenham biometria é 2018. “A biometria é uma novidade e os problemas apresentados já estão sendo identificados pela justiça para que sejam solucionados”, disse Edvanilson Lima.

No Sertão de Pernambuco, os municípios de Salgueiro, Moreilândia e Araripina já têm a identificação do eleitor pelas digitais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO