Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Justiça quer biometria em Joinville e Blumenau para eleições de 2016

16.09.2014
10:50
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Sistema biométrico de votação usa tecnologia nas eleições
A Justiça Eleitoral catarinense espera cadastrar todos os votantes de Joinville, na região Norte, e Blumenau, no Vale do Itajaí, até o início de 2016. Os municípios representam dois dos três maiores colégios eleitorais do estado. A ideia é que a biometria possa ser usada no pleito de outubro de 2016.

Em reunião com os prefeitos das duas cidades, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) firmou parceria com os executivos para a implantação e execução do cadastro biométrico. O objetivo foi garantir a instalação de locais de atendimento ao eleitor e também a possibilidade de conseguir pessoas para ajudar no trabalho.

A implantação da identificação biométrica no país é irreversível, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que o projeto será estendido a todos os municípios brasileiros. No momento do registro, são coletadas as digitais, a foto, o endereço, e a assinatura digital do eleitor. O diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, afirmou que os dados dos eleitores terão grande utilidade aos municípios, já que geram uma coleção estatística que pode servir para o planejamento dos serviços públicos nas cidades.

Histórico

Com a intenção de verificar o andamento do processo e as dificuldades que seriam encontradas, a Justiça Eleitoral catarinense optou por fazer os primeiros cadastros em municípios de baixo nível demográfico. Atualmente, 12 municípios já completaram o registro de seus eleitores.

Os municípios da região da Grande Florianópolis - Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz – também passarão por revisão de eleitorado em 2015.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO