Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Líder do DEM diz que não há espaço para Congresso aprovar lista fechada

21.03.2017
15:52
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), durante entrevista nesta terça
O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse nesta terça-feira (21) que não há “espaço” para o Congresso aprovar a adoção do sistema eleitoral de lista fechada. Para o parlamentar, a sociedade entende que a mudança viria para “acobertar” políticos sem condições de pedir votos a eleitores.

No sistema de lista fechada, os partidos ordenam, de acordo com sua preferência, uma sequência de candidatos e os eleitores votam nas legendas, e não nos nomes dos políticos.

Atualmente, o eleitor pode votar em partidos e em candidatos. Em razão das coligações proporcionais, muitas vezes, o eleitor acaba elegendo parlamentares que desconhece.

Vários políticos vêm defendendo a lista fechada para as eleições de 2018, caso dos presidentes do Senado, Eunício Olvieira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o relator da reforma política da Câmara, Vicente Cândido (PT-SP).

“Não tem espaço neste momento para o Congresso aprovar a lista fechada já que, no entendimento da sociedade brasileira, isso viria no intuito de amanhã poder acobertar parlamentares que não teriam a condição de poder enfrentar a sociedade, os seus eleitores e pedir o voto”, disse o parlamentar goiano.

Caiado declarou ainda que o debate sobre o tema é “inoportuno” e faz com que haja um “descrédito maior” dos partidos junto à população.

Rodrigo Maia
Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a discussão sobre um novo sistema eleitoral para 2018 não é para proteger ninguém. Para ele, há na sociedade informações “que não são verdade” sobre os modelos que estão em debate.

Ele, ao contrário de Caiado, defendeu o sistema de voto em lista fechada para a eleição de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

“Que a gente possa explicar para a sociedade que nenhum deles (modelos em debate) está aí para proteger ninguém, todos os sistemas que estão sendo discutidos já existem. Existem em democracias consolidadas”, disse Maia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO