Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Líder do PT diz que prisão de Dirceu mostra tentativa de 'golpe' ao partido

03.08.2015
14:59
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (PT-AC), classificou nesta segunda-feira (3) a prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, na 17ª fase da Operação Lava Jato, de “aberração” e tentativa de “golpe”. Para o petista, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, “persegue o PT” e quer colocar o “povo na rua” para derrubar o partido.

Condenado no julgamento do mensalão Dirceu, que estava em prisão domiciliar, foi encaminhado para a Superintendência da PF em Brasília após Moro decretar sua prisão preventiva. No mandado de prisão, o juiz que julga ações da Lava Jato na primeira instância diz que o ex-ministro "teria insistido" em receber dinheiro de propina em contratos da Petrobras mesmo após ter deixado o governo, em 2005.

“É uma perseguição declarada ao PT. O juiz Sérgio Moro trabalha com suposições, vai à imprensa, faz show. E a Polícia Federal acompanhando esse show. Isso está virando uma aberração ao Estado de Direito. Está caminhando para um golpe político da caneta. Moro trabalha para institucionalizar um golpe e para prejudicar o PT”, disse Sibá Machado ao G1.

Investigações do Ministério Publico Federal mostram que Dirceu indicou Renato Duque para a diretoria de Serviços da Petrobras e, a partir disso, organizou o esquema de pagamento de propinas.

Exaltado, Sibá Machado disse achar que a investigação do esquema de corrupção na Petrobras usa “dois pesos e duas medidas” quando o suspeito é do PT. “Existe um olhar diferente para os mesmos fatos. O Dirceu já estava em prisão domiciliar. Não tinha motivo. É uma orquestra para colocar povo na rua. O juiz Moro faz show calculado, pensado, para que isso se desenrole dessa maneira.”

Já o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PB), afirmou que a prisão de Dirceu demonstra que o modelo de corrupção adotado no mensalão continuou. “O PT não aprendeu com o mensalão, porque o Petrolão é o mensalão ampliado. O método adotado pelo partido foi de aparelhar a máquina pública e de se aproveitar dessa estrutura do Estado para fortalecer um projeto de poder, com financiamento ilegal, com desvio de recursos públicos”.

O deputado de oposição também defendeu a atuação da Polícia Federal e do Ministério Público ao dizer que a prisão revela o “funcionamento das instituições”.

“Para o PT e para o governo,  tem um simbolismo muito forte essa prisão. O PT enquanto governo envolveu o país numa situação muito grave em termos de corrupção endêmica. Agora, essa prisão mostra, por outro lado, o funcionamento das instituições, que espero que continuem trabalhando no quadro constitucional que asseguro direito de defesa, mas também pune os culpados.”

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO